Você está usando as hashtags certas?
Encher seus posts de hashtags genéricas ou sempre usar as mesmas para suas publicações pode não ser a melhor estratégia para o seu perfil
Quantas hashtags você tem usado nos seus últimos posts? Chega ao limite de 30 por publicação? Faz um bloco com 10? Só coloca as mesmas cinco de sempre ou não se importa mais e desistiu de vez de usar o “jogo da velha”?
Números e quantidade podem não importar tanto aqui, mas é preciso ter alguns cuidados para usar esse recurso da forma correta.
A verdade é que poucas pessoas aproveitam o potencial que elas ainda possuem e acabam não dando muita atenção para a ferramenta. Afinal, não é fácil encontrar quais são as hashtags ideais para cada post.
O primeiro passo para começar a usar as hashtags corretamente é entender a sua funcionalidade e os motivos que a fazem ser uma parte importante da estratégia digital de muitos usuários.
Para nutricionistas, algumas dicas valiosas vão fazer a diferença, e você pode aproveitar para melhorar o seu conteúdo e aumentar o seu alcance.
Qual a importância de usar hashtags nos seus posts?
Antes de tudo, é hora de entender o que são as hashtags e qual é, afinal, a importância que elas desempenham nas publicações.
Praticamente qualquer post que passa na sua linha do tempo possui pelo menos uma # com referência ao que se trata a publicação. As hashtags são usadas para organizar os conteúdos que são publicados no Instagram (e em outras redes sociais).
Elas são uma forma de separar as publicações por categorias e assuntos, sendo uma ótima ferramenta para que os usuários acessem conteúdos que se relacionem com os seus interesses. É uma ferramenta que ainda funciona para aprimorar o algoritmo e fazer com que o Instagram entregue posts que vão de acordo com a relevância para cada usuário.
Se você abrir a ferramenta “Explorar”, por exemplo, vai perceber isso. É uma ótima forma de encontrar publicações que estão relacionadas com os interesses de cada perfil, mesmo que não siga os autores dos posts.
Portanto, para quem publica nas redes, a chance de aumentar o alcance dos posts fica maior. Desde que sejam usadas de maneira adequada, as hashtags podem aumentar a visibilidade e a relevância do seu perfil. Segundo uma pesquisa da Simply Measured de alguns anos atrás, usar pelo menos uma tag pode aumentar o engajamento médio em 12,6% no Instagram.
Quais são os cuidados que devo tomar ao usar hashtags
No entanto, não basta colocar várias hashtags sem contexto com as suas publicações. Se não houver um pensamento estratégico, o uso das # não vai trazer o alcance e a visibilidade que você esperava.
Veja algumas dicas que a Nutrimídia separou para melhorar o seu conteúdo e aumentar o seu alcance:
1. Cuidado com excessos
O Instagram tem o limite de 30 hashtags em cada post, mas isso não quer dizer que você deve usar todas elas. Às vezes, colocar muitas tags acabam formando um bloco muito grande de texto e atrapalhando a legibilidade da legenda. Então você deve se concentrar apenas no essencial.
2. Não use hashtags muito genéricas
Contexto! Essa é a palavra-chave para um uso correto de hashtags. Você deve ser objetivo e usar apenas as # com mais relevância para o conteúdo e que tenham um volume considerável de buscas. Apesar disso, colocar tags muito populares que sejam genéricas podem não fazer diferença, já que sua publicação pode se perder no meio de tantos posts.
Além disso, algumas # são proibidas e não geram engajamento no Instagram. Para nutricionistas, uma dica é não usar a #loseweight, banida da rede social para evitar impulsionamento de produtos ou técnicas de perda de peso não apropriadas.
3. Varie as suas publicações
Você tem milhares de hashtags disponíveis para usar. Então não precisa focar nas mesmas em todos os posts. O ideal aqui é variar sempre que possível quando for postar algum reels ou conteúdos no feed, mas sempre manter as tags com contexto para o seu conteúdo e seu público.
4. Procure as hashtags em alta
Existem sites que te ajudam a encontrar as hashtags que estão em alta. Um exemplo deles é o TagsFinder, que acha as melhores # que estão relacionadas com os assuntos do seu post.
Mas lembre-se de tomar cuidado, já que as tags mais populares são sempre as mais difíceis de gerar destaque por causa da concorrência e do número muito grande de publicações.
5. Entenda as variações
a fita de "dia das mulheres ou dia da mulher tem que usar as duas pq busca por palavra chave exata etc
O Instagram leva as tags muito ao pé da letra. Então você precisa usar os termos exatos para posicionar o seu conteúdo em uma determinada categoria. Por exemplo, um post de Dia das Mulheres, você vai encontrar conteúdos tageados dessas duas formas:
#DiaDaMulher
#DiaDasMulheres
Nesses casos, cada uma vai direcionar para uma categoria diferente. Então o ideal é aproveitar as duas ou escolher a que tem mais pesquisas ou maior relevância para o seu conteúdo.
Essas dicas vão te ajudar a gerar maior alcance nas suas publicações. Mas se você pretende transformar o seu Instagram com conteúdos relevantes, chegou a hora de conhecer as ferramentas da Nutrimídia.
Com elas, você deixa o seu perfil com a cara profissional e que passa toda a autoridade que uma nutricionista referente no assunto precisa. E o melhor, você pode testar a plataforma agora, sem pagar nada para usar!