TikTok vale a pena para nutricionistas?
O aplicativo bombou por causa das trends, mas hoje é muito mais do que dancinhas e mímicas e pode ser ótima ferramenta para nutricionistas
Não é segredo para mais ninguém que o TikTok é uma das redes sociais mais populares do Brasil e uma das mídias que mais cresce no país e no mundo.
São mais de 80 milhões de contas brasileiras, um público que vem mudando a forma de consumir conteúdo e como as marcas agem nas redes sociais.
A média de uso dos usuários globais do TikTok é de mais de 23 horas por mês, sendo, junto com o YouTube, o maior tempo de uso comparado com todas as outras redes sociais.
Tanto para usuários, como para as marcas e negócios, a rede social chinesa se transformou em uma plataforma de produção de conteúdo que vai muito além das dancinhas e trends que fizeram o app bombar com a geração Z.
Mas será que é uma rede que vale a pena para nutricionistas? Hoje, vamos te mostrar as razões para qualquer nutri criar um perfil profissional no TikTok e quais são os cuidados necessários para fazer sucesso no app.
Por que ter um perfil profissional no TikTok?
Sim, o TikTok vale muito a pena para nutricionistas! Os dados que apresentamos acima comprovam isso: muita gente usa o app — e usa por muito tempo!
Além dos números, a rede social chinesa está cada vez mais se destacando como uma plataforma de conteúdo educativo e informativo, deixando para trás a visão de “conteúdo fútil” que surgiu quando o aplicativo começou a fazer sucesso, muito por causa das dancinhas.
Agora, a tendência é um conteúdo de dicas construtivas sobre saúde, lazer, finanças e outros temas de interesse do público. Arrastando a timeline infinita, você vai ver cada vez mais conteúdos informativos e com dados científicos, e menos danças, mímicas ou lives NPC.
E é por isso que o espaço tem se transformado em uma plataforma muito interessante para nutricionistas divulgarem seu conteúdo e trabalho. Principalmente para quem tem o público-alvo dentro das gerações Z e Millennials, faixas etárias mais ativas no app.
O que nutricionistas devem evitar no TikTok?
Apesar de ser uma ótima plataforma para nutricionistas divulgarem informações interessantes e relevantes sobre nutrição, há uma linha tênue entre o uso do TikTok e a ética da área de saúde.
Assim como em qualquer outra rede social, é necessário evitar a exposição a situações que quebram o decoro e a ética profissional. Os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) têm apresentado cartilhas para o uso correto e ético das redes sociais.
Tópicos como equilíbrio entre humor e informação, não associação a marcas, proibição de desconto em consultas e sigilo de pacientes são sempre abordados pelos conselhos.
As dancinhas e as trends que não têm muito o que acrescentar, por exemplo, devem ser evitadas. Enquanto isso, conteúdos científicos e relevantes para o público, além da apresentação, especialidade e registros profissionais, são estimulados.
Quais conteúdos de nutricionistas fazem sucesso no TikTok?
Já falamos muito das dancinhas por aqui, mas é hora de deixar elas pra lá. Até porque é isso o que o TikTok está fazendo.
Existem muitos outros tipos de conteúdo no app que são ótimas formas de aproveitar esse novo momento da plataforma, voltado para atrair usuários em busca de posts informativos e educativos.
Para nutricionistas, esses são alguns formatos que fazem muito sucesso e podem ser usados em vídeos curtos do aplicativo:
Receitas: estão sempre entre as tendências de conteúdo do ano. O TikTok trouxe um novo olhar para como as pessoas lidam com a cozinha, com praticidade e busca por alimentação saudável e saborosa. Essa tendência sim vale para nutris aproveitarem!
Mitos e verdades: aproveite para mostrar todos os mitos que rodeiam a sua especialidade da nutrição. Pense naquilo que é senso comum para as pessoas e mostre o que é certo e o que é errado.
Informações científicas: conteúdo com embasamento científico faz sucesso e gera autoridade para o perfil que publica posts com referências confiáveis.
Curiosidades: a nutrição tem várias informações que podem atrair a atenção dos usuários. Apresente benefícios curiosos de um alimento, por exemplo.
“Fact-Check”: também é papel dos profissionais combater a desinformação, desmentir informações falsas e mostrar provas científicas que embasam a informação verdadeira.
Perguntas e Respostas: existe uma ferramenta do TikTok que permite que você responda a perguntas feitas pelos seguidores nos comentários. Ótimo recurso para informar seu público.
Por onde começar no aplicativo?
Agora que você está convencido a usar o TikTok profissionalmente, deve estar se perguntando quais serão os primeiros passos.
E quer saber? Não tem segredo! É hora de baixar o aplicativo e criar o seu perfil profissional! Mas a jornada está só começando, e o desafio agora é na criação de conteúdo, principalmente um formato tão específico como os vídeos curtos do TikTok.
A nutrimídia é a primeira plataforma para nutricionistas que oferecem conteúdo multimídia, isto é, em diversos formatos que fazem sucesso nas redes sociais. Entre eles, os vídeos curtos com muita informação sobre nutrição.
Todos os conteúdos têm opção para formato de vídeo e são ideais para você começar a marcar presença no TikTok e construir uma base de seguidores por lá também! Comece um teste gratuito hoje e conheça as ferramentas da nutrimídia que vão mudar o seu jeito de produzir conteúdo para redes sociais!