Tendências das redes sociais em 2022
Confira o que estará em alta no meio digital e dê continuidade ao seu planejamento para este novo ano
Começa um ano e todo mundo quer saber: quais as tendências para as redes sociais no próximo calendário? Parece que todo ano temos mudanças no que diz respeito aos conteúdos, estratégias, projeções e lançamentos quando o assunto é a internet. Você, nutricionista que atua no meio digital, deve estar antenada com o que há de mais importante e o que vem por aí. Por isso vamos discutir as grandes tendências para 2022 neste pequeno guia.
Com os ânimos renovados após a virada do ano, o começo de Janeiro é sempre uma época de grandes planos e testes para os estrategistas do marketing digital. E aqui não é diferente. É um ótimo momento para inovar, colocar ideias em prática e buscar alternativas diferentes para ter sucesso e bons resultados. Dá uma olhada nas tendências para as redes sociais e já vai pensando no que você vai aplicar nas suas.
Vendas mais diretas nas redes sociais
Uma das grandes mudanças, ou melhor, adaptações, causadas pela pandemia foi o aumento significativo da adesão da população às compras digitais. Estamos falando do e-commerce. Esse movimento abreviou o processo de compra e venda, tornando as transações muito mais ágeis. Mas de que forma isso te impacta?
A tendência é que vender pela internet se torne algo mais agressivo, portanto, para você que deseja trazer mais pacientes para o consultório, será necessário intensificar o uso de gatilhos mentais que tornem a sua consulta um objeto fundamental para o bem-estar e saúde do usuário das redes sociais. Sua expertise deve estar sempre em evidência a fim de gerar confiança. Não estamos falando para você basear seu conteúdo em convites diretos para agendar uma consulta, mas sim sobre abordar benefícios, sua metodologia, abordagem ao paciente e o impacto positivo de uma visita. Essas são ações fundamentais.
Temas serão relevantes por menos tempo
Parece até que isso já acontece, não é mesmo? Se é que é possível, o tempo de vida de algo relevante no meio digital deve ser ainda menor daqui para frente. O que se torna viral, de interesse do público, personalidades, memes e outros movimentos terão prazos de validade mais curtos.
Isso deve te ajudar a produzir os conteúdos para suas redes sociais e aproveitar o timing desses temas. Na hora de fazer um planejamento, você deverá optar tanto por temas atemporais, quanto pela inclusão do que está sendo falado e buscado pelo público no digital. Com muita atenção e atualização, você garante a relevância das suas publicações.
Conteúdo em pílulas
O termo pode parecer confuso, mas você consome bastante conteúdo desse tipo. As pílulas são conteúdos práticos, com começo e fim na mesma postagem, sem depender de sequências ou de explicações mirabolantes. Esse é um conteúdo fácil de entender e rápido de absorver.
No mercado da nutrição, falamos constantemente sobre beleza, saúde e bem-estar. Dentro desses tópicos, você pode abordar inúmeros assuntos de forma prática entregar informações desejadas pelo seu público. Esse tipo de post casa muito bem com as projeções sobre o que deve ser mais consumido dentro de rede sociais, especialmente no Instagram.
Marketing de influência cada vez mais forte
Quando falamos sobre influenciadores, logo pensamos no padrão estereotipado. Esse é um equívoco comum, afinal, muitas vezes essas personalidades trazem um aspecto negativo para a publicação e, pior ainda, o produto vinculado a ela. Mas acredite: o uso de influenciadores é algo muito eficaz numa rede tão visual e comunicativa como o Instagram, por exemplo.
O mais legal é que não estamos falando apenas de pessoas famosas, celebridades ou blogueiros. Estamos falando também de especialistas e referências, e você se encaixa nessa categoria. Use a sua imagem e o seu conhecimento não só para gerar conteúdo para as suas redes sociais, como também para sempre melhorar a reputação atrelada ao seu nome. Não deixe de fazer parcerias, pois estas trazendo visibilidade e audiência. E por tabela, pacientes.
E o que mais?
Na vastidão da internet, é claro que não são apenas essas as tendências para 2022. Estamos falando de inúmeras oportunidades e estratégias diferentes, que podem ser aplicadas por diferentes setores ou de forma específica por alguns deles. O importante é começar o ano com tudo, se posicionando à frente no setor, sempre de encontro ao comportamento da população.
A Nutrimídia também começou 2022 a todo vapor. Nossa equipe, composta por nutricionistas e profissionais de marketing, continua trabalhando para trazer soluções ainda mais eficientes para você. As tendências discutidas neste texto, inclusive, foram levadas em consideração para a produção dos novos conteúdos disponíveis em nossa plataforma e que estão a sua disposição. Estamos prontos para atender às demandas do mercado e te ajudar com o seu trabalho de marketing. Faça um teste grátis e conheça todas as vantagens hoje mesmo.