Reels x Conteúdo: por que nutricionistas devem evitar os Reels do Instagram
Ferramenta, por mais atrativa e viral que seja, pode não combinar com a mensagem que você quer transmitir
Com a popularização do TikTok, o Instagram precisou
se adequar à concorrência e trouxe os Reels, sua própria versão
de vídeos curtos, normalmente com tom leve e bem-humorado. A vantagem é ter os
Reels já dentro do aplicativo que todo mundo tem, sem a necessidade de começar
uma conta do zero. Apesar de atrativa aos olhos e cada vez mais popular, essa
função pode não ser muito apropriada para nutricionistas, e aqui você
entende o porquê.
Credibilidade é hoje um dos principais fatores na hora de um cliente, ou em seu caso, paciente, escolher um profissional ou marca. Esta é construída durante anos e passa diretamente pela imagem do profissional da saúde, pela sua qualificação acadêmica, zelo pela comunidade, especializações e abordagem ao público. O Instagram é um ótimo canal para se estar, mas é preciso entender como se portar e quais ferramentas utilizar.
Profissionalismo é tudo
Temos certeza de que você já se deparou com Reels onde
pessoas realizam danças, apontam para termos ou frases que surgem na tela e
utilizam trilhas sonoras e efeitos incomuns para chamar a atenção. Esse uso da
ferramenta é extremamente popular e tem gerado ótimos resultados para influenciadores(as)
e perfis que visam se comunicar dessa forma, o que é ótimo, mas o nosso setor
pode não se adequar a essa abordagem.
Não se engane: você não precisa cortar para sempre ou ignorar essa ferramenta de forma definitiva. Mas se deseja utilizá-la em sua página, considere que a sua imagem como nutricionista está ali, então aposte em conteúdos leves, porém que demonstrem profissionalismo. Seus seguidores estão ali em busca de temas relacionados à saúde, beleza, bem-estar e afins, não para piadas ou para saber da sua vida pessoal.
Valorize seu conteúdo
As áreas da nutrição e medicina trazem consigo uma seriedade muito grande por estarem diretamente ligadas à saúde e bem-estar da população. A forma como você se comunica, tanto no consultório quanto na internet, deve ir de encontro a toda essa responsabilidade que o setor carrega, e talvez reproduzir Reels que vemos aos montes no Instagram não seja a melhor opção.
O Instagram tem lugar para tudo:
- Informações importantes, como estudos e descobertas;
- Dicas práticas para o dia a dia em posts rápidos;
- Vídeos interativos com o público;
- Lives com convidados;
- Stories com a sua rotina de atendimentos;
- Depoimentos com resultados dos pacientes;
- Dentre outros conteúdos.
Opte por utilizar essas ferramentas da forma adequada, com frequência e com humanização. Os Reels, se utilizados, devem ser conteúdos complementares, para variar formatos, mas sem deixar de lado a missão que sua página no Instagram tem.
Pense a longo prazo e no crescimento do mercado
Reputação e credibilidade, como deixamos claro, são pontos
importantes na escolha dos pacientes. O mercado da nutrição engloba
profissionais, marcas, fornecedores e tantos outros segmentos, então a mensagem
que você transmite em sua página impacta diretamente a percepção do público.
Nutricionistas são formadores de opinião e os seguidores da sua página estão
ali porque viram em seu nome um profissional de confiança.
Os Reels foram uma adição interessante do Instagram e têm
feito muito sucesso com a base de usuários, mas não são para todos. Como
nutricionista, prefira as ferramentas tradicionais que a plataforma oferece,
pois com elas a sua presença digital já irá decolar, desde que a estratégia
seja a correta e o conteúdo seja de qualidade.
Como profissional da saúde, cuide sempre da sua imagem, da
credibilidade desse mercado tão importante para a sociedade e do bem-estar de
quem te segue em busca de informações valiosas para o dia a dia.