Quais os maiores erros do nutricionista no Instagram
Saiba o que (não) fazer para ter uma página de sucesso na rede social e trazer cada vez mais pacientes
A área da nutrição combina e faz sucesso no Instagram
porque tem tudo a ver com a rede social: aliada da beleza e bem-estar, é
extremamente visual e possui grande interesse do público. Para um profissional
do ramo, fazer sucesso no Insta pode representar números cada vez
maiores não só de seguidores, mas de pacientes.
Com uma mensagem adequada, estratégia bem definida e profissionalismo, esse desafio pode ser cumprido. Mas e quando dá errado? Há muitos nutricionistas que não atuam de forma correta nas redes sociais, o que gera reputações negativas, baixa adesão e, por tabela, frustração e investimentos perdidos. Para que você não esteja entre esse grupo, separamos a seguir
Focar apenas na alimentação
Não tem jeito: quando falamos sobre nutricionistas, logo as
pessoas pensam em dietas, restrições e emagrecimento. Apesar desses fatores
existirem, de fato, na rotina de consultas com os nutris, há muito mais para se
falar. Seu Instagram deve ser, acima de tudo, um canal de informações
importantes, fundamentais, para a saúde do seguidor, e você, como profissional,
deve ser o porto seguro desse seguidor, que terá tudo para virar seu paciente.
Não se limite às dietas e à alimentação saudável. Sugira hábitos saudáveis, traga informações, dados impactantes, dicas práticas, temas que chamam a atenção e impactam a vida de quem consome a sua marca digital. Torne-se indispensável para a rotina saudável não só de quem quer perder peso, mas também quem quer melhorar a qualidade de vida no geral. Por isso é tão importante variar o conteúdo do seu Instagram.
Não humanizar a página
Você não precisa ser blogueira(o) para fazer acontecer. Como
dito anteriormente, a área da nutrição é ligada ao bem-estar, saúde, beleza e
tantas outras características positivas, e esse é o seu grande trunfo. Os
conteúdos postados, tanto em feed quanto stories, devem gerar identificação com
o público, que é o grande objetivo da humanização.
Utilizar a sua própria imagem é, inclusive, uma ótima oportunidade em vídeos de dicas, por exemplo, ou então conteúdos de sua autoria, com base em estudos. É preciso estar em evidência, já que a sua imagem também ajudará a vender o seu serviço. Hoje a busca por saúde e beleza estão tão intensas, e a melhor parte é que você é a melhor alternativa que a população tem para alcançar esses objetivos.
Transformar a página em catálogo de produtos ou cardápio
Essa vai de encontro com os dois erros citados acima. Há
nutricionistas que geram, por conta própria, enormes rejeições em suas páginas,
já que fazem delas verdadeiros catálogos. Fechar parcerias é muito importante,
já que gera receitas e traz reconhecimento para o seu nome, mas há formas
adequadas e inadequadas de fazer a divulgação do parceiro.
Quer divulgar um alimento funcional ou um ativo milagroso da indústria farmacêutica? Humanize esse conteúdo, grave um vídeo, explique aos seus seguidores o porquê de você defender aquela marca/produto e trazer essa publicidade para a sua página. Sem essas informações a rejeição é certa e você se tornará tão irritante quanto os anúncios que nos abordam durante a navegação. Você, como profissional da saúde, é uma referência, e assim deve ser a sua página no Instagram também.
E tem mais...
Podemos citar mais falhas comuns que observamos nas redes
sociais de profissionais do mercado, como a exposição excessiva da vida
pessoal, opiniões e posições que não condizem com o mercado e a realidade
socioeconômica da população, falta de consistência nas postagens e,
principalmente, o uso do Instagram sem explorar suas oportunidades e o
potencial comercial que ele tem.
Tudo isso ajuda a te mostrar que mesmo sendo erros comuns,
eles são fáceis de evitar. Ter uma página relevante no Instagram depende do seu
comprometimento com a causa e do desejo em atrair cada vez mais pacientes para
o seu consultório. O conteúdo e a expertise você tem, sem dúvidas, agora falta
colocar tudo em prática, com organização e estratégia, fugindo desses erros que
citamos. Você consegue e estamos aqui para te ajudar nessa missão.