Por que você não deve comprar seguidores
Entenda como essa prática duvidosa gera apenas prejuízos a quem a utiliza
Um dos números mais representativos no mundo das redes sociais é, certamente, o de seguidores. Ter milhares de pessoas interessadas em você e no seu trabalho é uma sensação muito boa e representa, em partes, seu sucesso na internet e sua relevância no setor onde atua. No entanto, uma prática infelizmente comum é a compra de seguidores, e é sobre isso que te alertaremos neste guia.
Empresas têm oferecido esse serviço a empreendedores, profissionais e influenciadores que desejam números altos e um crescimento mais veloz. Isso não gera bons resultados. Muito pelo contrário. A reputação e performance dos perfis que compram seguidores caem muito e o trabalho árduo de meses ou anos é perdido. Ainda considera comprar seguidores para dar aquele up na sua página? Leia até o fim e saia convencida(o) de que é uma má ideia.
Um dos dados mais superestimados do meio digital
Iniciamos esse argumento com uma posição polêmica, que você pode achar estranha, mas que é unanimidade entre especialistas e profissionais de marketing: o número de seguidores é um dado superestimado. Ele agrada aos olhos e ouvidos, afinal, nós sabemos como soa bem dizer que você tem 5 mil, 10 mil, 100 mil seguidores. Mas a verdade é que esse índice não fala, por si só, o quão bem a sua página está posicionada.
Não se engane: é, sim, interessante aumentar esse número, atingir novos públicos e ganhar fãs nas redes sociais. Mas não utilize essa medida para se satisfazer com o seu trabalho de marketing. Muito menos comprando esses seguidores. Além do gasto de dinheiro que você terá, o número inflado de fãs não vai representar a sua situação, e ainda gera outros prejuízos ao perfil e ao seu nome. Duvida? Continue abaixo a sua descoberta.
Reputação negativa da página
Quando alguém decide comprar seguidores, não é preciso investigar muito para saber que foi dessa forma que a página conseguiu aquele número alto. Além de ser uma ação um tanto obscura no meio digital, os pacotes de seguidores são extremamente variados e não seguem padrões: podem conter perfis estrangeiros, contas escancaradamente falsas e que não possuem qualquer identificação com o conteúdo que você está gerando. Resultado: se alguém decide ver a lista de curtidas da sua publicação, logo notará a variedade bem peculiar de nomes e perfis por ali.
Isso tudo gera uma perda enorme na sua reputação, sem contar a performance, que falaremos a seguir. Pegar esse “atalho” e comprar seguidores não faz sentido para a estratégia de marketing, já que o que realmente queremos é ter pessoas interessadas e presentes no nosso meio, que interajam com você de forma orgânica e intencional. Coloque-se na pele de um paciente e imagine a reação ao ver que a sua página usou de métodos questionáveis para ganhar visibilidade.
Má qualidade dos fãs
Falamos anteriormente sobre o número de seguidores não ser tão importante quanto você pensa. Isso se deve pelo fato da qualidade dos fãs ser muito mais desejada do que a quantidade. Você quer, essencialmente, que suas publicações bombem com comentários, salvamentos e compartilhamentos, então para isso é preciso ter gente interessada no seu conteúdo. Não perfis aleatórios e contas fake.
Quando falamos em marketing para nutricionistas, o ganho de seguidores e relevância deve ser feito por meio da estratégia, do conteúdo e do trabalho que você, nutricionista, realiza todos os dias. A compra de seguidores pode parecer muito atrativa, com um investimento inicial e um ganho significativo de seguidores, mas a realidade é que não haveria qualquer ganho em aderir a isso. Zero.
Se o assunto é ganhar seguidores, que tal fazer do jeito certo, com o número aumentando dia após dia de forma constante e qualificada? Nós podemos te ajudar.