Por que nutricionistas ainda devem insistir em post carrossel?
Tem muita gente desistindo do carrossel, mas sem saber que esse é um dos melhores formatos!
Já faz alguns anos que o Instagram deixou de ser um aplicativo focado em fotos para estender as possibilidades para outros formatos, principalmente para os vídeos curtos.
Mas isso não quer dizer que as fotos foram abandonadas. O que houve, na verdade, foi uma adaptação de acordo com o que o público prefere. E é aí que entra o carrossel — formato que é adorado por produtores de conteúdo para manter boas taxas de engajamento com os seguidores.
Se você visitar o perfil da nutrimídia (@nutrimidia.social) no app, vai perceber que usamos muito esse formato para publicar conteúdo educativo sobre marketing digital para nutricionistas.
E se você acessar o nosso catálogo de posts, verá que o formato carrossel estará disponível para qualquer post. E tudo isso não é à toa.
É o formato com maior número de interações no Brasil
Existem dados que comprovam que o carrossel funciona. Uma pesquisa recente chamada Mídias Sociais 360º, elaborada pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, colocou o formato como o que mais traz interações.
De acordo com o estudo, o carrossel foi o formato que mais gerou interação no Brasil em perfis de influenciadores e criadores de conteúdo entre os meses de abril e junho de 2023.
Foram mais de 2,2 mil interações — entre comentários, likes e compartilhamentos — em cada publicação desses perfis, superando as 2,1 mil interações em Reels. Impossível deixar de fora da sua estratégia de conteúdo, não é?
Cabe muita informação em pouco espaço
Mais do que qualquer um, você sabe como é difícil explicar sobre nutrição nas redes sociais. Mais difícil ainda é encaixar tanta informação em um único post. E é justamente por isso que o carrossel é tão útil para nutricionistas.
Usando o formato, você pode encaixar muita informação sem deixar o post longo e até chato. Basta distribuir a quantidade de texto nos “slides” e a publicação não vai ficar cansativa para os seguidores. Muito pelo contrário, a tendência é que eles sigam “arrastando para o lado”.
Combina texto com design
O carrossel não é só bastante conteúdo completo e informativo. Ele também possibilita um design atrativo para reter a atenção de seguidores e pacientes. Quanto mais atraente, maior a chance de permanência e engajamento do público. Afinal, um bom visual transforma o conteúdo e deixa tudo mais interessante.
Aparece mais vezes no feed e é muito compartilhado
Você também já passou por um mesmo carrossel mais de uma vez no feed? Pois é, essa é mais uma das vantagens desse tipo de post. Como ele pode ter até 10 imagens em uma única publicação, o algoritmo pode entregar ele mais de uma vez para os seguidores, só que em “diferentes slides”.
Como o Instagram distribui mais vezes para os seguidores, é muito mais possível que o conteúdo tenha um bom alcance e boas taxas de engajamento.
Além disso, é um formato muito compartilhado nos stories e em mensagens diretas, já que os conteúdos compartilhados em carrossel costumam ser relevantes e de interesse do público.
Dá menos trabalho preparar um carrossel do que você imagina
Você não precisa fazer um curso de design para ter os carrosséis mais atraentes deixando o seu feed harmônico e muito interessante. A nutrimídia é a única plataforma com posts carrossel para nutricionistas, com informações científicas e 100% editáveis para você deixar cada publicação de acordo com a identidade visual da sua marca.
Deixe para as suas consultas e estudos todo aquele tempo gasto com ferramentas de layout e design. A nutrimídia cuida disso para você, e você cuida dos seus pacientes da forma que você sabe fazer! Quer conhecer a plataforma? Tem teste grátis te esperando por aqui!