Por que devo fazer post carrossel no Instagram?
Em uma rede social sem fórmula mágica para o sucesso, o uso do carrossel parece ser o mais próximo disso
Já está bem claro que a Nutrimídia é adepta número #1 dos carrosséis. O formato segue em alta e continua gerando bons resultados para quem o utiliza, mas infelizmente ainda vemos muitas nutricionistas sem colocar essa estratégia em prática. Nossa missão, novamente, é trazer para o conhecimento do maior número possível de profissionais da nutrição a importância do uso do carrossel no Instagram – e se você está no grupo dos que ainda não usam, é hora de mudar isso.
Mas antes de partir para os benefícios do carrossel e como produzi-los, que tal voltarmos algumas casas e sermos mais didáticos? Afinal, por mais antenado que o nosso setor seja, pode haver muitas dúvidas sobre esse formato e como ele funciona. Venha entender com a gente o porquê de o carrossel ser um dos carros-chefes na sua estratégia de marketing digital.
Primeiro de tudo: o que é um carrossel?
A ideia do carrossel surgiu primeiramente como uma oportunidade para os usuários do Instagram postarem mais de uma foto na mesma postagem sobre a viagem que fizeram, o look que vestiram ou mesmo a noitada com os amigos. Se para o uso pessoal o formato tem rendido, para o uso comercial e informativo não é diferente. Ao preparar uma postagem, você pode selecionar múltiplas mídias, sejam elas fotos, vídeos, artes, imagens com texto e afins, e enfileirá-las.
Para quem te segue, basta deslizar o dedo para o lado para ver a próxima mídia. A primeira, a capa, é muito importante e muitas vezes é responsável por convencer o usuário a passar para a próxima. Além da chance de entregar mais conteúdo e abordar mais pessoas com uma só postagem, o carrossel é cheio de benefícios ‘técnicos’ dentro da plataforma. Dá uma olhada.
Informação em cada slide
Se vemos uma imagem no Instagram com um textão e o post se resume àquilo, a decisão de passar para a próxima sem ler tudo é quase óbvia. Se nos deparamos com uma publicação com uma legenda enorme, para ler tudo aqui o assunto tem que ser muito interessante. Melhor passar. Mas e se quisermos oferecer ao seguidor um conteúdo denso, cheio de informações, dicas, pontos importantes e ainda deixar tudo explicado sem cansar a audiência? Isso é possível com o carrossel.
Na hora de produzir, é importante diluir bem a informação entre cada uma das imagens do seu carrossel. Dosar tamanho do texto e priorizar a qualidade da informação fica muito mais fácil com esse formato.
Engajamento sem igual
Assim como os vídeos sempre foram destaque, os carrosséis possuem algo em comum com eles: o tempo dedicado a conferir aquele conteúdo. Ao ser impactado por um carrossel de interesse, o seguidor passará um tempo considerável entre cada uma das mídias, lendo seu texto ou assistindo seu vídeo. Essa permanência estendida é muito positiva para o algoritmo do Instagram e sua página ganha em reputação.
Passar para o lado
Enquanto o comportamento normal do usuário de Instagram é ver e, em uma fração de segundo, decidir curtir ou não, e então passar para a próxima postagem, com o carrossel a situação muda. Passar para o lado para conferir a próxima parte do post é uma interação que agrega aos seus resultados, por isso é importante que os temas escolhidos sejam instigantes e entreguem informações de valor para a audiência. Só assim o ato de passar para o lado é obtido.
Insistência do Instagram
Isso já aconteceu com você: viu a postagem de alguém (que por acaso era um carrossel), olhou a primeira foto e decidiu seguir seu caminho sem interagir, ou seja, rejeitou. Um tempo depois – às vezes alguns minutos ou horas, a mesma postagem apareceu de novo, mas desta vez com a segunda foto. E então com a terceira. É assim que os carrosséis impactam os usuários. São múltiplas oportunidades de ser notado e conseguir um bom engajamento. Se conseguir de primeira, maravilha. Se não, o Instagram te dará novas chances.
Como produzi-los?
Ao iniciar uma postagem, o Instagram vai te dar a opção de utilizar múltiplas mídias salvas aí em seu celular. Ao escolher e organizar a ordem, você vai poder postar seu carrossel e se aproveitar de tudo que foi falado acima. A questão aqui é o que postar: dicas, tutoriais, relatos, conteúdos educativos e até de comportamento. O intuito é que cada slide do carrossel faça com que a audiência vá ao próximo, até chegar ao fim, onde deve haver algum convite para ação, como visitar o site, agendar um horário, link na bio etc.
A Nutrimídia, inclusive, te auxilia na produção de carrosséis. Nossa plataforma, que conta com um acervo completo de postagens já prontas e pensadas para a sua página, conta com a opção de produzir carrosséis e postá-los de lá de dentro quando quiser. São conteúdos produzidos por profissionais como você, que querem facilitar o seu caminho dentro do marketing digital. Faça o teste grátis hoje mesmo e confira todas as nossas soluções.