Por que a pesquisa é um ponto-chave para o sucesso do seu Instagram
Buscar assuntos em alta, formatos diferenciados e ideias inovadoras deve fazer parte da rotina de quem atua no digital
Pesquisar faz parte da rotina de alguém que trabalha com redes sociais e, por tabela, deveria fazer parte da sua também. Essa ação tornou-se indispensável, especialmente para aqueles que não terceirizam o serviço e optam por administrar suas próprias páginas. É durante esse momento que conseguimos obter grandes ideias, fazer planos e observar as práticas a nossa volta, filtrando o que vale ou não ser reproduzido. Se você tem tentado fazer todo o seu conteúdo com ideias do zero, aplausos para você, mas que tal facilitar um pouco esse processo?
Redes sociais como o Instagram facilitam muito o processo de busca e o acesso ao conteúdo de outras marcas e pessoas. Está tudo ali, a poucos passos dentro dos aplicativos. Muitas vezes sequer é necessário pesquisar, já que ao abrir a aba de exploração ou mesmo procurar por uma hashtag, um mundo de conteúdos relacionados surge diante da gente. Para você que almeja melhores resultados por meio de conteúdo de qualidade, pesquisar passa a ser hoje uma das suas prioridades. Venha entender o porquê.
A concorrência
Acredite ou não, mas observar a concorrência é uma ótima maneira de manter sua página sempre em dia e entender o que o mercado tem feito no digital. E não estamos falando do ponto de vista competitivo, na luta por pacientes. O objetivo aqui é ficar por dentro e se atualizar sobre as abordagens utilizadas. Há páginas bem grandes de nutricionistas, outras médias e outras que estão no começo, então que tal olhar e registrar boas práticas, entender como as referências se comunicam e tentar trilhar o mesmo caminho, mantendo, é claro, a sua originalidade e identidade.
Plagiar é crime e, além disso, uma ação que vai contra a ética não só de nutricionistas, mas qualquer profissional que esteja criando conteúdo. Buscar referências, no entanto, é um hábito saudável e que pode mudar o rumo da sua jornada nas redes sociais. Tem muita gente boa com ideias incríveis que podem ser uma inspiração para você, então abuse da pesquisa e observação para planejar seus próximos conteúdos.
O que está em alta
Isso é muito importante para aqueles que têm uma rotina de publicações e buscam se comunicar de forma mais próxima com a audiência. Deixando os conteúdos vazios e virais de lado, foque em práticas, sejam elas formatos inovadores de posts, temas relevantes do momento, notícias de interesse público e qualquer conteúdo rico em cientificidade que impacte a vida de quem te segue. Saber o que está em alta é saber sobre o que as pessoas estão falando, então sua página precisa estar inserida nessa comunidade para não ficar de fora.
Essa é, inclusive, uma oportunidade que traz bastante liberdade para o criador de conteúdo. Enquanto você faz seu planejamento da semana, ou quem sabe do mês, com seus temas pré-definidos, ao entender o que está em alta você consegue incluir conteúdos desse tipo e fugir do padrão. Estar antenada te ajuda até a se diferenciar da concorrência e atingir um público que está buscando justamente algo diferente.
Seu Instagram como vitrine
A pesquisa por temas, ideias e formatos trará uma boa bagagem e variedade para a sua página. Com o tempo será possível identificar os momentos exatos onde sua abordagem mudou, seja ela visual, na escrita, na frequência de posts ou mesmo na forma como você se comunica. Se o seu objetivo é sempre melhorar e obter melhores resultados a cada dia, esse passo é fundamental e não tem escapatória. E convenhamos: o acesso à rede social já faz parte – cada vez maior, inclusive – do nosso dia a dia, então é possível aproveitar esse tempo e obter bons insights para o seu negócio.
Nós temos feito a nossa lição de casa também. Mesmo com a missão de ajudar e impactar a presença digital de tantos profissionais da nutrição, nós também fazemos muita pesquisa, e nossa equipe de marketing trabalha justamente para isso. Nosso acervo de postagens já prontas que está a sua disposição é frequentemente atualizado com o que está em alta, e você pode ter acesso a tudo isso agora mesmo. O teste é gratuito e você conhece não só nosso enorme acervo, mas todas as soluções que a Nutrimídia tem para te oferecer.