Podcast vale a pena para nutricionistas?
Saiba se a mídia do momento é uma boa para a sua estratégia de marketing
A população brasileira está entre as que mais ouvem podcasts no mundo. A mídia escutada tem feito cada vez mais sucesso devido à variedade de temas, criadores de conteúdo e sua versatilidade: você ouve quando, como e onde quiser, enquanto faz, ou não, outra coisa. Mas pensando no setor da nutrição, de quais formas esse formato pode ser interessante para você e o seu nome? Vem com a gente para entender melhor.
As pessoas tem se aventurado na gravação dos podcasts, mesmo sem experiência prévia, o que torna essa mídia bem diversa. Esse fato é encorajador, já que para muitas nutricionistas também seria a primeira vez falando ao microfone e gerando conteúdo desse jeito. Confira nossas dicas e já vai pensando em como seria, para você, essa experiência.
Assuntos sérios de forma descontraída
Imagine poder abordar temas científicos e densos de forma descontraída. Esse é um dos grandes trunfos do podcast, afinal, a discussão ganha caráter de papo, com perguntas e respostas pontuais, mas preenchidas com debates saudáveis e leveza. A interação entre as partes ali gravando é o que conquista a audiência e, é claro, que o tema discutido seja corretamente explicado de forma simples, acessível e livre.
Na hora de construir seu planejamento da semana, ou mesmo do mês, você define temas a serem abordados. Se você participa de um podcast, pode inclusive casar os temas abordados nas redes e abordá-los na gravação. Por se tratar de episódios pontuais, como 1 por semana, por exemplo, é possível juntar uma variedade de assuntos, responder perguntas dos seguidores, mergulhar fundo em algo específico... As opções são várias.
Mas com quem gravar?
Vem aí aquela dúvida de quem vai participar com você. Mas primeiro, responda essas perguntas: o podcast vai ser seu e de mais alguém? Vai ser seu e você receberá convidados? Vai ser só seu? Ou você deseja participar de outros como convidada? É importante saber tudo isso, pois o volume de trabalho, as responsabilidades e a agenda variam de uma opção para outra.
Se você se sente bem em ter um podcast para chamar de seu e busca alguém para a parceria, que tal outra profissional do setor na mesma situação? Seria uma boa chance de ter conversas francas, de comparar abordagens e debater temas de forma positiva, onde quem ganha é o ouvinte. A área da nutrição é recheada de temas interessantes, então assunto não vai faltar.
Se você almeja participar de podcasts alheios, então é hora de trabalhar a sua imagem e publicidade. Para receber convites, credencie-se como uma autoridade, alguém reconhecido a qual as pessoas têm interesse em ouvir. Isso, no entanto, é um tema que nos aprofundaremos futuramente.
E aí, deu vontade de gravar?
Não se sinta pressionada. Por mais acessíveis que sejam, os podcasts também despertam a inibição nas pessoas, especialmente em quem não está acostumado a se ouvir falando. No entanto, por não envolver imagem, já fica mais fácil, não é mesmo?
A temática variada, as opções livres de produção e o leque de oportunidades que eles representam são fatores bem atrativos e que, se você almeja colocar sua voz no mundo e ser ouvida, vale muito a pena dedicar um tempo para gravar. Da mesma forma que nas redes sociais, não vai ter 1 milhão de likes logo no seu primeiro episódio, mas gravando e combinando a divulgação nas suas redes, seu público fiel certamente vai querer te ouvir e prestigiar.