Organização: por que é tão importante organizar as tarefas da semana
Hábitos simples, como confirmar uma consulta pouco antes do horário, podem otimizar seu tempo
Não há como negar que a rotina de nutricionista é corrida. Muitas vezes uma agenda cheia é sinônimo de tempo escasso, o que pode ser considerado sucesso profissional, mas e se te disséssemos que é possível otimizar esse tempo? Por meio da organização e novos hábitos simples em sua rotina você perceberá mudanças significativas, inclusive aumento na produtividade e um maior fluxo de pacientes.
Confira a seguir dicas valiosas para organizar a sua semana, otimizar seu tempo profissional e pessoal, e ainda melhorar a qualidade dos seus atendimentos. Vamos lá?
Agendas cheias? Depende do paciente
Temos certeza que você sofre, mesmo que de vez em quando, com o problema do paciente que simplesmente não aparece. Essa ausência, e sem aviso prévio, deixa um buraco na sua agenda, e ali não dá mais tempo de encaixar alguém, de adiantar o próximo, que muitas vezes chega em cima da hora, ou mesmo de fazer algo por você, já que a falta repentina não foi planejada, é claro.
Um hábito simples e muito utilizado, especialmente em clínicas médicas muito disputadas, é ligar para o paciente agendado para confirmar a presença do mesmo. Essa ligação pode ocorrer no dia anterior, algumas horas antes, como você quiser. Isso permite que sua secretária, ou você caso trabalhe por conta, faça um remanejamento da agenda, inclua alguém novo e otimize seu tempo. Todos saem ganhando.
Caso não tenha tempo para ligar você pode inclusive utilizar nossa ferramenta para agendar um envio de WhatsApp para avisar o paciente, muito simples e em alguns minutos você pode agendar todos os lembretes da semana.
De preferência, planeje a semana, não cada dia
Isso vale para muita gente, não só para nutricionistas. É fundamental ter um planejamento da semana: quem é paciente novo, quem está retornando, quem está trazendo exames, qual o caso de cada um e por aí vai. Em prol de um atendimento cada vez mais personalizado, é muito importante ter essa ciência de como será a semana, quão cheia está a agenda e quais compromissos pessoais você terá.
Imprevistos à parte, ter tudo registrado e sob controle, especialmente pelas mãos de alguém que te ajude no consultório, vai otimizar seu tempo e até mesmo aumentar a qualidade e produtividade do seu trabalho. São hábitos simples, mas que fazem a diferença.
Você como pessoa, não só como profissional
Quem falou que nutricionistas precisam trabalhar 365 dias por ano? Planeje suas férias, suas viagens e possíveis recessos com antecedência e evite surpresas com os pacientes. É mais do que merecido que você tire um tempo para você e a família, então ajuste sua agenda considerando essas pausas.
O paciente entenderá, exceto em casos de urgência, que você não estará disponível naquele período e aceitará agendar para a sua volta. Esse é também um ótimo medidor para a satisfação que você gera em sua abordagem, e o quão fiel é aquele paciente. Para isso, faça uso das dicas citadas neste guia e saiba diferenciar trabalho de vida pessoal. Você merece.