O Instagram vai voltar a priorizar as fotos?
Depois do domínio dos vídeos no feed (e de reclamações de usuários), CEO do aplicativo admite exagero e indica que as fotos devem voltar a ter sua devida importância
O Instagram mudou bastante desde o seu lançamento, lá em 2010, quando surgiu com a ideia de ser uma plataforma de compartilhamento de fotos. Nos últimos anos, diversas ferramentas apareceram e a rede social precisou se adaptar aos interesses do público.
Com o boom do TikTok, o aplicativo se viu obrigado a dar mais valor ao modelo de vídeos curtos que a rede impulsionou.
Para tentar evitar o domínio do concorrente chinês, o Instagram criou a sua própria ferramenta para vídeos curtos, os reels. Assim, os clipes rápidos passaram a dominar o feed de qualquer usuário.
Até que, nas últimas semanas, Adam Mosseri, diretor executivo do Instagram, admitiu que a rede social exagerou nos vídeos em 2022, e que as fotos podem voltar a fazer a diferença para o engajamento dos perfis.
Futuro do Instagram deve ter “balanço” entre fotos e vídeos
Pois é, o principal funcionário da rede social também achou que as reclamações de muitos fotógrafos e usuários foi pertinente.
As fotos começaram a se esconder no feed, e os vídeos apareciam muito mais. Logo, mais visualizações nos vídeos e muito menos “likes” e interações nas fotos.
Até o CEO cansou disso, aparentemente. Por isso, em uma resposta gravada em seus stories, Mosseri admitiu o exagero com vídeos e a falta de fotos no feed. “Fotos sempre serão uma parte importante do que fazemos”, disse ele no story.
Ainda nessa resposta, o diretor disse que o aplicativo já está tomando atitudes e analisando estudos da rede que mostram que os tipos de conteúdo já estão sendo balanceados e de acordo com as preferências dos usuários.
“Na medida em que houver mais vídeos no Instagram ao longo do tempo, será porque é isso que está gerando mais engajamento geral”, explicou ele.
Devo me preocupar com os algoritmos?
É claro que quem usa o Instagram como ferramenta digital para os seus negócios, como nutricionistas, fica preocupado com qualquer novidade que tenha a palavra “algoritmo” no meio.
Qualquer alteração drástica nas prioridades da rede social é sinônimo de insegurança com a estratégia digital atual. Pensar em recomeçar tudo do zero com uma nova estratégia pode assustar qualquer profissional.
Mas, além das declarações de Adam Mosseri, ainda não há nenhuma definição de mudanças na rede social. Por isso, não é momento para se preocupar, e o trabalho que está sendo bem feito deve ser mantido para seguir engajando os seguidores.
Então o que vai mudar no meu planejamento de conteúdo?
A princípio, você não precisa mudar nada no seu planejamento de conteúdo do Instagram, desde que ele esteja funcionando para você e seus seguidores.
Afinal, muito mais que para os algoritmos, você produz conteúdo para seus seguidores e pacientes. Se eles curtem o que você está fazendo, você vai perceber os resultados aparecerem ao longo do tempo.
Mesmo com as declarações do CEO do Instagram, a dica é manter o seu planejamento. Isso mesmo, continue fazendo o que dá certo para você e seus seguidores, aproveite as ferramentas que o aplicativo oferece e não tenha medo de testar coisas novas e seguir tendências em alta nas redes sociais.
E se você precisa de uma força a mais para entregar posts com qualidade e conhecimento sobre Nutrição, a Nutrimídia pode te ajudar a cativar a sua audiência e transformar os seus seguidores em consultas.
Mesmo se não estiver sobrando tempo para cumprir o seu planejamento das redes, nossos conteúdos diários vão oferecer a praticidade que você precisa para manter o Instagram ativo - mesmo com a sua agenda semanal lotada.