O importante passo da definição do público-alvo de nutricionistas
Entenda por que é tão importante conhecer quem te lê na internet e, mais do que isso, saber falar com essa pessoa
Especialmente para quem está começando a trabalhar com as redes sociais, uma dúvida sempre vem à mente: com quem devo falar? Na hora de produzir o conteúdo, saber quem é o receptor ajuda, e muito, A torná-lo mais atrativo. Por outro lado, falar com o público errado pode causar ruídos na comunicação e levar uma mensagem que não é clara para quem te acompanha ou te segue. Daí vem a importância de conhecer e definir o seu público.
Foi pensando nisso que decidimos produzir este pequeno guia que vai ajudar quem está começando, mas também quem já está na luta pelo engajamento no Instagram e afins. Confira as dicas e busque entender se o conteúdo que você produz hoje está de acordo com a sua audiência. Nós temos certeza que com isso bem estruturado ficará muito mais fácil fazer seu planejamento e interagir com a sua base de seguidores. Dá uma olhada.
Quero falar desde cedo com o público certo
O melhor a fazer quando está começando nas redes sociais é analisar quem vai consumir seus conteúdos. No caso de nutricionistas, pense bem em quem vai querer te acompanhar na rede escolhida. Pense também no tipo de pessoa que você mais atende no consultório desde antes de atuar no digital. Homem, mulher, jovem, idoso, classe social, objetivos (emagrecer, ganhar massa, vida mais saudável etc).
Sabendo qual é o público você pode falar mais diretamente com a suas legendas, direcionar melhor seus vídeos, interagir nos stories e, caso deseje, patrocinar seus posts para audiência mais precisa. Esse deve ser um dos primeiros passos para começar desde cedo com uma estratégia otimizada, sem precisar recalcular rota ou refazer o que havia produzido.
Quero reajustar meu conteúdo para o público correto
Se por acaso você já começou o seu trabalho no meio digital e percebeu que a sua audiência não bate com a que você espera, é melhor interromper o trabalho e realinhar esse ponto. Não se preocupe, isso é mais comum do que você imagina e não tem nada de errado em iniciar um novo caminho se isso for feito da forma correta. Tomada a decisão de adaptar o conteúdo para um novo público (e sabendo qual ele é), coloque as mãos à obra e transforme a maneira como você produz.
No começo pode ser um pouco desafiador perder os antigos hábitos e se comunicar de uma forma diferente, mas certamente com o tempo você vai se adaptar. Uma mudança como essa visa melhores resultados, um ganho para a sua reputação e, acima de tudo, mais pacientes para o seu consultório.
Atraindo um público qualificado
Uma coisa é falar para a sua base existente de seguidores ou mesmo mudar sua linguagem para se adaptar a ela. Outra é direcionar seus conteúdos de modo que seu público em potencial te encontre, te siga, consuma e, finalmente, marque uma consulta. É preciso utilizar das ferramentas da própria plataforma e dedicar tempo e esforços a produzir um conteúdo assertivo, que converse da maneira apropriada com quem precisa te ouvir.
Uma das nossas missões é justamente produzir conteúdo e oferecer soluções que não só te atendam, mas também atendam ao seu público. Por isso contamos com o time de nutricionistas especialistas em marketing para conduzir a plataforma e disponibilizar para a sua escolha os conteúdos que melhor conversam e convertem na hora da postagem. O mais legal é que você pode testar tudo isso e muito mais de forma gratuita agora mesmo. Tome essa decisão tão importante e veja por conta própria a importância de se relacionar com o público certo nas redes sociais.