Métricas do seu Instagram para melhorar em 2022
Analisar os resultados da página é fundamental para planejar as mudanças para o novo ano; veja o que priorizar
Muito se fala sobre as métricas do Instagram, mas nem todo mundo que usa a rede social de forma comercial tem total compreensão sobre elas. Para você, que iniciou em 2021 a trabalhar com estratégias de marketing voltadas para nutricionistas, os nossos parabéns. O passo mais importante foi dado, e passado o começo e toda a adaptação necessária, está chegando a hora de dar o próximo passo e impulsionar sua página. Há métricas muito importantes a serem melhoradas em 2022, e aqui você conhece quais são elas e como fazer.
Número de seguidores? Sim. Quantidade de curtidas? Claro. São índices importantes, mas não são sobre essas métricas que falaremos. Há medidores muito mais eficientes para a performance de uma página, e esses dados merecem a sua atenção caso você tenha metas otimistas para a sua página no próximo ano. Confira a seguir um pequeno resumo do que precisa melhorar em 2022 no seu Instagram.
Alcance das suas publicações
Esse é um dado fundamental e que diz muito sobre como o algoritmo do Instagram trata a sua página. O alcance, como o próprio nome diz, mede a quantidade de pessoas impactadas pelo seu post, portanto você quer que esse número seja o mais alto possível. De nada adianta ter um número enorme de seguidores e ter um alcance baixo. Isso impede o progresso da página e complica a busca por bons resultados.
Uma dica: sabe o que influencia negativamente o alcance dos posts? A frequência de postagens. Há páginas que publicam todos os dias, inclusive múltiplas vezes, e isso acaba com o alcance. Defina um calendário maleável, que não lote seu feed de postagens e trabalhe o conteúdo. Qualidade é (muito) mais importante que quantidade.
O engajamento dos posts
Você com certeza já ouviu muito sobre o termo engajamento. Ele mede quaisquer tipos de interações que o público teve com a sua postagem: curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos etc. Para otimizar esses números, um fator predomina dentre os fundamentais: estratégia de conteúdo.
Basta fazer o simples exercício de observar o que você faz quando está navegando pelo Instagram e olhando as publicações de quem você segue. Ganha a sua atenção quem traz conteúdos que te interessam, que despertam sua curiosidade, postagens bonitas e bem produzidas, de perfis e marcas relevantes. Que tal replicar esses atributos em suas publicações? Para ter bons números, você deve entregar mais que o combinado, se diferenciar e se tornar parte da navegação do usuário na rede social.
Cliques no perfil (bio)
Como já falamos em outras oportunidades, o Instagram tem limitadas as formas de chamar os seguidores para uma ação. No feed, só é possível usar links e botões em anúncios. Nos Stories, a página precisa ter 10 mil seguidores, no mínimo. Portanto, a opção mais eficiente é utilizar a bio da página para inserir um link de saída para quem tem interesse em saber mais sobre o seu serviço. Idealmente, queremos muitos cliques nesse link, e essa é uma estratégia que você precisa aderir em 2022.
É possível criar páginas personalizadas, onde você insere um link para o WhatsApp do consultório, seu site, blog, informações de contato, outras redes sociais e muito mais. Com tudo isso reunido, basta inserir o link dessa espécie de cartão de visitas digital na bio e, nas postagens, convidar a audiência a clicar. Converter um seguidor em paciente fica muito mais fácil dessa forma.
Como você pode ver, há muito a ser feito para o ano que se aproxima. Mas a boa notícia é que a Nutrimídia está à disposição para ajudar a melhorar as suas métricas, tanto as citadas acima quanto diversas outras que ditam o ritmo do seu Insta. Que tal fazer um teste grátis da nossa plataforma e conferir por conta própria os benefícios?