Marketing para nutricionistas descomplicado: do início ao resultado

Marketing para nutricionistas descomplicado: do início ao resultado

Ferramentas, requisitos, estratégias e muito mais neste guia preparado para você que quer se dar bem no digital

Tem crescido rápido a busca por marketing para nutricionistas na internet, tamanho o potencial que profissionais, como você, possuem para fazer sucesso nas redes sociais. Nutricionistas utilizando Instagram, Facebook, TikTok e outras mídias de forma comercial já são uma realidade, mas o que vemos em muitos casos é um despreparo, não por desleixo, mas por não ter um conhecimento aprofundado sobre os atalhos do marketing digital.

A decisão de atuar no Instagram, por exemplo, para gerar novos pacientes e otimizar a reputação do seu nome no mercado é muito acertada. Com alguns direcionamentos o profissional pode extrair o máximo de cada plataforma e, além de atingir ótimos resultados, poderá impactar diretamente a vida de mais e mais pessoas. Cheio de peculiaridades, o marketing para nutricionistas não é tão desafiador quanto parece, e a Nutrimídia mostra o porquê a seguir. 

Estou no Instagram. E agora, por onde começo?

Um dos pilares do marketing é o conteúdo. Felizmente você, como nutricionista, tem isso aos montes, afinal, estamos falando de profissionais referências na área da saúde. Produzir textos, imagens, artes, vídeos e ainda por cima postar stories pode ser desafiador, ainda mais com a rotina agitada e a agenda do consultório cheia, mas há alternativas para essa situação. Primeiro é preciso entender que frequência e consistência nas postagens são mais importantes do que abundância. 

As redes sociais de nutricionistas precisam de conteúdo de valor, de fácil compreensão e aplicação para o dia a dia dos seguidores. É dessa forma que plataformas como a Nutrimídia auxiliam nesse desafio. O conteúdo, no fim das contas, é o que demanda mais tempo para planejar, produzir e postar, portanto você possui acervos com milhares de temas já desenvolvidos e prontos para customização e postagem.

Citamos que a frequência e a consistência são fundamentais, mas na correria muitas vezes a administração da sua própria rede social deixa de ser uma prioridade. Quando você tem em mãos posts prontos para agendar, produzidos por nutricionistas para nutricionistas, fica muito mais fácil garantir que você, sua página e sua marca estarão lá presentes com um novo conteúdo na tela do seguidor. Estes são materiais produzidos por designers, nutricionistas e uma equipe que coloca tudo a sua disposição para escolha ilimitada.

A estratégia pode ser perfeita, mas se não executar e não houver disciplina, não vai funcionar. 

É preciso personalizar para se diferenciar

Enquanto a presença crescente de nutricionistas nas redes sociais é um avanço incrível para o mercado, esse movimento também indica mais competitividade e concorrência. Ainda mais nos tempos atuais, onde a barreira geográfica não existe mais como antes, nutricionistas podem expandir seu raio de atuação. Nessa hora a reputação e o nome construído ajudam muito a tornar esse perfil mais relevante que os demais. Quando pensamos em marketing para nutricionistas, em meio às peculiaridades, uma característica é comum às outras áreas: é preciso se diferenciar.

Um dos fatores que mais auxiliam na diferenciação é ter uma identidade visual personalizada, própria, pensada para você e o serviço que você oferece. Um logo profissional, uma identidade com cores e elementos visuais marcantes, uma fonte, uma assinatura – todos esses são pontos a serem considerados quando você se aventura no marketing. 

Como forma de agilizar o processo e tornar a produção de conteúdo menos trabalhosa, ao escolher um conteúdo no acervo da Nutrimídia, você pode adicionar a sua própria identidade visual ao post. A publicação vai direto para as suas redes sociais já personalizada e editada como você desejar. O objetivo é gerar identificação com os seguidores – eles precisam ver a sua imagem e já entenderem qual página é aquela.

Performance e acessibilidade

Parte de um trabalho eficiente de marketing é a análise de resultados, as experiências e identificar o que funciona melhor. Apesar do uso do Instagram ser bem intuitivo e, de certa forma, simples, há práticas fundamentais para nutricionistas que querem se dar bem na rede. 

É sabido que publicações com carrosséis de posts, ou seja, várias imagens em uma só postagem, performam muito bem, já que renovam suas chances de ser notado pelo público. Você certamente já percebeu que viu várias vezes o mesmo post de alguém, mas com imagens diferentes. Isso funcionará muito bem a seu favor também, como uma forma de “insistência” do Instagram para que aquele conteúdo seja visto.

Muitos se perguntam como ser mais acessível em uma rede social que não permite links nas legendas, ao contrário do Facebook, por exemplo. Suas informações de contato devem estar em evidência em sua bio, mas é preciso também dar opções de destino para os usuários e tornar seus links relevantes mais acessíveis, como o WhatsApp do consultório, outras redes sociais, seu site, entre outros.

Pensada exclusivamente como uma ferramenta de marketing para nutricionistas, a Nutrimídia oferece também a criação de mini sites dedicados a expor os seus links em um só lugar. Com essa funcionalidade você reúne todas as suas informações e pode direcionar seus seguidores a clicar no link em sua bio para mandar uma mensagem pelo WhatsApp, por exemplo. Essa prática já é comum e auxilia o cliente a completar a jornada. No seu caso, entrando em contato e, na melhor das hipóteses, agendando uma consulta. Sempre de forma segura.

No fim, o marketing para nutricionistas é mais simples do que parece

A lição para quem deseja utilizar as redes sociais como ferramentas comerciais é que é necessário começar compreendendo os desafios, com objetivos claros e com um plano de ação. Compostas por algoritmos e fatores guiados pelo mercado, as mídias digitais são a porta de entrada de nutricionistas a um novo mundo de oportunidades. Estamos em um momento em que profissionais como você não precisam se limitar à cidade ou à região.

As dicas oferecidas neste pequeno guia ajudam a entender aspectos básicos, mas que mostram o que é necessário para performar bem na internet e expandir sua atuação. A Nutrimídia é composta por uma equipe de especialistas antenados e atuantes no mercado, que visam simplificar o marketing para nutricionistas e tornar participação no mundo virtual muito mais fácil, rápida, profissional e eficiente.

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