Guia básico para começar nas redes sociais
Os primeiros passos podem parecer os mais desafiadores, mas nosso guia vai te mostrar que você dá conta de todos eles
A vantagem de falar com tanta gente boa do mercado na nutrição é que o nosso público inclui profissionais que estão em diferentes estágios da presença no meio digital: há quem já está na jornada há mais tempo e enfrenta desafios mais avançados; e também tem quem busca dar os primeiros passos e se estabelecer. Neste pequeno guia, falaremos com o segundo grupo – o que está naquela fase complicada do início e que tem mais perguntas do que respostas. Confira como começar seu trabalho nas redes sociais a seguir.
A decisão
Antes de qualquer coisa: você está realmente decidida a começar? É preciso entender os desafios que virão, o tempo dedicado a produzir, a paciência para observar os primeiros resultados e se preparar para seguir as estratégias corretas. Se a sua vontade é iniciar, maravilha, você não vai se arrepender. Esse é um caminho mais que necessário para quem almeja atingir mais pessoas e ter cada vez mais pacientes no consultório.
Os primeiros passos
• Com a sua página nova criada, vem o momento de organizar tudo:
• Foto de perfil profissional, num ambiente confortável, iluminado e que humanize você e seu trabalho;
• Bio bem produzida, com suas principais informações, contato, localização, especializações, dentre outras;
• Seguir páginas e pessoas relevantes para você e o setor. Marcas que admira, profissionais em quem se espelha, páginas importantes para o seu trabalho;
• Calendário de postagens com frequência e abordagem bem definidas.
O tal calendário de postagens...
Citado acima, esse é um dos pontos principais do seu planejamento. O que postar, quando postar, quando produzir. Esses fatores vão nortear a sua atuação no digital e te ajudar a criar seus conteúdos de forma original e eficiente. Postar uma, duas, sete vezes por semana vai depender do que você almeja com a sua rede social e de como seu público se porta. Na dúvida, produza menos, mas com uma qualidade alta. Sabemos que seu tempo é escasso, então aproveite o tempo livre ao máximo para escrever, produzir suas mídias e deixar tudo pronto.
Com uma frequência bem definida e a linha de produção que encaixe na sua agenda, você poderá administrar com maior tranquilidade suas publicações, interagir com o público, pesquisar ideias, analisar os resultados e planejar os próximos passos.
Interação com o público
Isso deve ser feito desde o princípio e será um diferencial seu perante a concorrência. Interagir com o público, seja com respostas nos stories, comentando abaixo dos comentários dos seguidores e se colocando à disposição, vai fazer toda a diferença na forma como seu público te vê. A confiança de saber que a nutricionista interage, tira dúvidas e se conecta com a base de seguidores te aproxima muito do internauta, facilitando inclusive a transição do digital para o consultório.
Manter o cronograma e persistir
Pode ser intimidador começar uma página do zero. A verdade é que não há uma fórmula para o sucesso, muito menos sucesso imediato. No entanto, a nutrição é um setor extremamente próspero quando o assunto é redes sociais – estamos falando todos os dias de saúde, beleza e bem-estar, e esses estão entre os assuntos queridinhos das redes, especialmente Instagram. Continue o trabalho eficiente e foque no objetivo: reputação, reconhecimento e cada vez mais pacientes no consultório.
A boa notícia é que você tem ferramentas à disposição para ajudar neste desafio. A Nutrimídia te oferece uma gama de soluções que auxiliam na vivência da nutricionista no meio digital. O nosso acervo de publicações, por exemplo, está totalmente aberto para você navegar, selecionar as postagens já prontas que mais gostar, publicar ali mesmo e manter seu calendário sempre completo. Essa e outras vantagens você pode testar gratuitamente agora mesmo e entender melhor a nossa proposta. Você vai se surpreender.