Desafios do Instagram que nutricionistas enfrentam
Antes de pensar em estratégias de outro mundo, garanta que o básico está sendo feito
Simples e intuitivo de usar, o Instagram já faz parte das nossas vidas, especialmente do brasileiro - segunda população mais presente no app, depois dos EUA. No entanto, quando pensamos no uso comercial da plataforma, alguns desafios podem surgir, o que gera frustração em que espera resultados rápidos e fáceis. Mas não se preocupe: a Nutrimídia vem ao resgate para sanar algumas das dúvidas mais comuns e te ajudar a otimizar seu Instagram para atrair novos pacientes para o consultório.
Já reforçamos por várias vezes que não são necessárias estratégias mirabolantes e investimentos significativos para conseguir bons resultados no Instagram. Muitas vezes o básico bem feito já resolve, e por incrível que pareça, é onde profissionais da nutrição possuem mais insegurança. Confira o guia a seguir para garantir que seu Insta esteja no caminho certo.
Precisa postar, mas o quê?
Parece simples, mas essa decisão muitas vezes faz o produtor de conteúdo quebrar a cabeça em busca de um tema, uma imagem, uma legenda atrativa. Você, como nutricionista, precisa pensar no que o seu público está interessado em saber. Dicas de saúde? Novos tratamentos, dietas e produtos? Conteúdos voltados para beleza e bem-estar? Sim para todos!
Busque sempre profissionalizar seus conteúdos, então aposte em artes bem produzidas, vídeos bem gravados, textos que inspiram e temas de interesse público. Um detalhe importante é que a Nutrimídia pode ajudar nesse desafio, já que possuímos um acervo com centenas de conteúdos prontos para postagem. Você escolhe e posta em poucos cliques. Isso garante a frequência e consistência da sua página, sempre com conteúdos que engajam.
Falando em engajamento…
Postar por postar não é a melhor escolha, nunca. Levando em consideração as dicas acima, é muito importante pensar em como o público vai reagir à publicação. Conseguir curtidas e outras formas de engajamento depende de como você incentiva o seguidor a fazer isso. Sempre que possível, incentive o comentário, peça um relato, recomende que marque alguém nos comentários. Isso impulsiona o post e a sua página.
Há outros fatores básicos também, como o uso (moderado, por favor) de emojis na legenda, humanização do conteúdo com a sua própria imagem, se desejar. Vale também mostrar um pouco do seu dia a dia, da vivência com os pacientes. E é claro, utilizar os stories para expandir a sua comunicação de forma mais descontraída e interativa, com enquetes, caixa de perguntas e outras funcionalidades.
O caminho para se tornar relevante
A ansiedade também é inimiga do processo. O marketing para nutricionistas não é complicado e rende resultados incríveis, mas é necessária paciência e dedicação. A sua página não terá 10 mil seguidores do dia para noite, mas é possível chegar e ultrapassar esse número com a estratégia correta.
O conteúdo deve ser sempre sua prioridade, então aposte em um feed bem organizado, bonito e informativo, além de conteúdo sério e de valor. Utilize carrosséis de imagens a fim de engajar o público e textos atrativos, ágeis para a leitura. A sua identidade visual tem papel fundamental nas publicações, pois ela ajuda a criar identificação entre você e seus seguidores. E é claro, não deixe de produzir uma bio limpa e informativa, com link para onde você deseja mandar seus seguidores. Ufa!
São dicas básicas, mas que juntas criam um caminho de sucesso e boa performance no Instagram. Se o seu objetivo é atrair mais pacientes e encher a agenda do consultório, o uso das redes sociais é fundamental. A Nutrimídia te ajuda com todas essas soluções, afinal, temos uma equipe especializada para o desafio.