Cresce o número de nutricionistas no digital
Diferencie-se de outras nutricionistas e saiba como se destacar em meio ao alto número de profissionais trabalhando na internet
A chegada em peso de nutricionistas e outras especialidades da área da saúde ao digital tem sido um evento marcante. Desde 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19 e a popularização e avanço da telemedicina, a presença digital de profissionais como você explodiu, e todos os envolvidos nessa história tendem a ganhar com isso. Você sabia que, desde 2020, foram realizados mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais segundo pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com a Conexa Saúde? E que, desse número, a nutrição foi a mais acessada, juntamente com a psicologia? Pois é, o nosso mercado ganhou fortemente o meio digital.
Essa opção que vai além do consultório e supera barreiras geográficas forçou profissionais a trabalharem a sua imagem na internet a fim de atrair mais pacientes. De repente, a recomendação e pesquisa nos livros do convênio médico não são mais suas únicas fontes. As redes sociais são grandes portas de entrada de novos pacientes em busca de atendimento.
As consequências da sua chegada
Com o crescimento do número de nutricionistas trabalhando no meio digital, a concorrência fica ainda maior. Se nos atendimentos presenciais você concorre com pessoas da sua cidade ou região, na internet essa barreira geográfica muitas vezes é ignorada. Você está em constante disputa com profissionais de todo o Brasil, não só pelos pacientes, mas também nos mecanismos do Instagram.
É nessa hora que a estratégia de trabalho entra. Para ter um conteúdo relevante e que atinja o público você precisa valorizar seu nome. O começo pode parecer desafiador, mas com sequência e uma boa frequência de postagens relevantes você terá um crescimento contínuo. Busque entender o funcionamento de cada rede, o que engaja, como se comunicar em cada uma, a linguagem ideal, e o mais importante: diferencie-se.
Como me diferencio?
O primeiro exercício é bem simples: pesquise no Instagram, ou no Facebook, ou no Linkedin, por perfis de nutricionistas. O algoritmo das buscas vai, certamente, indicar perfis mais relevantes e maiores. Observe os conteúdos dessas páginas, o que fazem, como interagem, com que frequência postam e como o público responde aos estímulos. Dessa forma você consegue boas ideais e, por tabela, descobre o que evitar também.
Para se diferenciar e se destacar, o mais importante é pensar em primeiro no público: o que as pessoas querem e do que elas precisam? Como ajudá-las na busca por saúde e bem-estar? Como posso estar à disposição delas? Com base nisso, desenvolva conteúdos de valor, práticos, de fácil compreensão e com referências científicas. Respeitando sempre, é claro, o código de ética.
No fim, o conteúdo é que importa
Se nutricionistas agora atuam fortemente nas redes sociais, é com o conteúdo que você vai conseguir se destacar. Em nosso blog você encontra inúmeras dicas de como se portar, de como criar um perfil atrativo e correto, e também muitas ideais legais para atrair mais pacientes. Mas a base de tudo continua sendo o conteúdo de valor e é isso que vai gerar uma agenda ainda mais cheia para você.
Se falta tempo para produzir ou criatividade para colocar tudo no papel, não tem problema. A Nutrimídia tem a solução mais eficiente para nutricionistas que querem se desenvolver no marketing e precisam de ajuda, seja para começar ou para dar o próximo passo. Nossa plataforma conta com um acervo completo de conteúdos prontos para você, desses que citamos acima e que vão te ajudar na sua escalada. O teste é gratuito e você pode tirar suas próprias conclusões e analisar se o serviço é útil para você.