Como seu possível paciente te enxerga nas redes sociais?
Ter uma boa reputação na internet pode garantir uma agenda cheia de atendimentos no consultório
Dentro da área da saúde, a nutrição é uma das que mais se destaca nas redes sociais. Estamos falando de um setor extremamente visual e repleto de oportunidades de conteúdo para produzir. Por isso vemos um alto número de nutricionistas atuando no digital. No entanto, a atuação nem sempre é positiva e, muitas vezes, acaba inclusive ferindo a reputação do profissional. A percepção do público a respeito da sua pessoa e do seu trabalho está em jogo, e é sobre isso que vamos falar.
Quando profissionais como você decidem atuar na internet, uma imagem é formada com base no comportamento do perfil. Com bons conteúdos, interação e presença, fica mais fácil conquistar o público e transformar os seguidores em pacientes. Em contrapartida, um trabalho superficial, ausente e que não atende às demandas dos consumidores de conteúdo vão gerar apenas prejuízos. Dá uma olhada nas dicas e comece a pensar em como as pessoas te enxergam nas mídias digitais.
Profissionalismo, sempre
Não se engane. Estamos falando de redes sociais, um ambiente que é, por natureza, descontraído, leve e, essencialmente, voltado para o entretenimento. No entanto, quando o lado comercial está envolvido e você usa essa ferramenta para atrair mais pacientes, a postura deve se adequar. No seu caso, seja no Instagram, por exemplo, a mesma pessoa que você é no consultório.
Um erro muito comum é misturar vida pessoal e profissional em um mesmo perfil. Se você deseja postar suas fotos com amigos, familiares, em viagens ou no seu momento de lazer, opte por ter um perfil pessoal e uma página profissional, separados. Já falamos muito sobre humanização por aqui, mas quem te segue pela nutrição não precisa saber sobre a sua vida pessoal. Isso pode ter um impacto bem negativo, e modificar permanentemente a percepção das pessoas a seu respeito.
Fazer do fã um paciente
De novo: conteúdo. Ele é a chave de tudo quando falamos em marketing para nutricionistas. Se seu conteúdo é de qualidade, as chances de você decolar são enormes e a página funcionará de forma sustentável. Se o seu objetivo é levar trazer cada vez mais pacientes para o consultório e ter uma agenda lotada, ainda mais nos dias de hoje com a quebra de várias barreiras geográficas na área da saúde, aposte no seu conteúdo.
Prefira sempre trazer conteúdos informativos, que auxiliem a população com problemas e situações do dia a dia no que diz respeito à saúde, beleza e bem-estar, por exemplo. Evite efemeridades e temas vazios, publicações sem impacto e a abordagem de temas que podem ferir sua reputação. Quando um perfil te segue, o caminho já está pronto. Basta fazer desse seguidor um paciente mostrando que a sua vivência e capacitação são fundamentais para ele ter uma vida mais saudável.
Resumindo...
Cuidar da imagem não se trata apenas da aparência. Ficou claro como é importante o cuidado com o que é veiculado nas redes sociais, especialmente quando há um objetivo claro de usá-las como ferramenta de marketing. Pense sempre antes de produzir e postar: “como isso vai impactar a minha audiência e quais ganhos eu terei?”. Fica mais fácil identificar as boas ideias e fugir das ciladas.
Se você já está nas redes sociais divulgando a sua marca pessoal, está começando ou sequer começou esse trabalho, nós podemos ajudar. A Nutrimídia é composta pelo melhor dos dois mundos: uma equipe de nutricionistas e especialistas em marketing trabalhando juntos para oferecer soluções eficientes para você.