Como o mercado da nutrição pode crescer por meio do marketing digital
Entenda como marcas e profissionais devem usufruir das ferramentas disponíveis para ter sucesso na internet
O nutricionista está hoje na internet, o que é
extremamente positivo para o mercado. Porém, o que merece ser discutido é como
esse profissional pode aproveitar ainda mais os benefícios do marketing
digital para potencializar essa presença online, como ele pode impactar
a vida dos seguidores e qual mensagem ele deve transmitir. Não só o(a)
nutricionista, mas o mercado como um todo possui um enorme potencial de
crescimento, desde que utilize as ferramentas adequadas e atinja o público
com o que ele precisa, onde ele está e quando ele quer.
O guia que vamos trazer a seguir traz técnicas e ações que auxiliam profissionais a trabalhar a sua imagem e levar adiante um mercado que ano após ano só cresce. A busca por saúde, beleza e bem-estar é uma tendência que aumenta a cada ano, com novos lançamentos, tratamentos, produtos e referências, e existe área que combine mais com isso do que a nutrição? Dá uma olhada nas dicas e já comece a planejar os próximos passos.
Estratégia acima de tudo
Não, você não precisa estar em todas as redes sociais
disponíveis, produzindo conteúdo novo todos os dias e passar mais tempo na
internet do que com seus pacientes no consultório. Não é esse o objetivo. O
mais importante é estar onde seu público está, transmitir mensagens que seu
público tem interesse em receber e ter frequência nessas ações.
Antes de começar, avalie onde você deve estar: um site que será sua casa digital, um blog com conteúdos de valor para o leitor, Instagram com dicas e informações práticas para o dia a dia... As opções são muitas e cada uma terá impactos diferentes na construção da sua marca na internet. Seja onde for, esteja presente, pois seu concorrente certamente já está.
Extraindo o máximo de cada ferramenta
Instagram, Facebook, Google, Youtube, site, blog, TikTok, Spotify e tantas, mas tantas, outras opções estão disponíveis para te ajudar. Cada uma, porém, tem suas particularidades e um uso diferente, e aqui entra a estratégia que citamos anteriormente. O mais legal é que conteúdo você, como nutricionista, tem de monte e há muito interesse do público em saber sempre mais. E como transmitir esse conteúdo?
Essas são apenas cinco dentre as inúmeras opções que o marketing digital engloba, e todas elas têm potencial enorme para gerar mais pacientes para você e, ainda por cima, colocar cada vez mais em evidência o mercado da nutrição.
Priorize seu público, sempre
O que seria de você sem ele? De público-alvo a seguidor. De
seguidor a consumidor. Cada pessoa que te assiste, que te lê, que consome o que
você oferece a ela na internet está disposta a fazer de você uma referência na
vida dela. No seu caso, referência em saúde, em comportamento, em bem-estar, beleza
e afins. Portanto fale diretamente com o público, utilize sua imagem, humanize
os conteúdos e entenda as necessidades de cada um.
Um dos principais objetivos do marketing digital, se não o principal, é aproximar clientes e prestadores de serviço, e o profissional que não usufrui desses benefícios hoje está ficando para trás.
Mas por onde começar?
Com passos pequenos a sua marca entrará no ritmo. Com um
site bonito e organizado, com pelo menos um post por semana no seu blog, com
frequência e humanização nas redes sociais, com vídeos simples que mostrem o
seu dia a dia, com lançamentos do mercado e novidades que impactam a vida das
pessoas...
Viu? São tarefas simples de serem executadas, mas que
demandam organização e comprometimento. Dentre tantos desafios, o mercado da
nutrição tem a vantagem de que ele já é muito desejado, buscado e querido pelo
público. A necessidade é que quem atua nele leve a mensagem, esteja presente e
interaja com esse público. Todos saem ganhando, pode confiar.