Como descobrir as melhores hashtags para o seu Instagram?
Com os termos corretos, suas postagens ganham ainda mais força na rede social
As hashtags, sempre representadas pelo tradicional símbolo do jogo da velha - # - fazem parte hoje das redes sociais, especialmente no Instagram. O que muitos não sabem é o tamanho da importância desses termos, que pode alavancar páginas, publicações e temáticas na plataforma. Utilizar as hashtags certas te coloca em evidência, leva seus conteúdos a quem nem te segue e ainda por cima melhora a sua performance. Esse é mais um dos temas a serem abordados por nós na hora de planejar o marketing para nutricionistas.
Pode parecer que esse tema já é um aprofundamento e sai do básico do Instagram, mas não! O uso das hashtags é uma prática básica, que não toma tanto tempo e garante uma performance ainda melhor para as suas publicações. Escolher os termos certos (ou os errados) pode fazer muita diferença, por isso criamos este pequeno guia com dicas sobre como descobrir as melhores hashtags para o seu Instagram. Vem ver.
Pesquise dentro do Instagram
Você, como nutricionista, já sabe que tipo de conteúdo deseja abordar nas postagens. Com seus temas pré-definidos, fica mais fácil buscar dentro da plataforma por inspirações, por moldes para as suas publicações. Observe as hashtags mais utilizadas em conteúdos parecidos com o seu, como o público reage a elas, se o número de utilizações é alto quão relevantes elas são.
Além de pesquisar pelas hashtags é preciso também entender se elas condizem com o seu discurso e se não são muito genéricas. Quando uma hashtag abrange muitas áreas e temáticas, mesmo que ela tenha números altos, pode não ser muito interessante para você. O ideal é se manter fiel à nutrição, à vida saudável, beleza, bem-estar, alimentação e afins. É isso que o seu público quer ouvir – ou ler – de você.
O mercado, os profissionais e o público da nutrição
No trabalho de pesquisa você encontra páginas e conteúdos como os seus, mas não desanime. Isso é uma coisa boa. É importante ficar por dentro do que nutricionistas como você postam, o que as grandes marcas do setor postam e, principalmente, o que o público busca. O Instagram permite, inclusive, que os usuários sigam hashtags, ou seja, todas as postagens tiveram tais hashtags aparecem no feed, independente de quem postou.
O bom das hashtags é que, além de darem um aspecto diferenciado e complementarem sua legenda, elas levam seu conteúdo para outras pessoas além das que te seguem. Muita gente não está no Instagram pelas pessoas, mas sim pelas tendências, temas, conhecimento e entretenimento, então por meio das palavras corretas você atinge esse público diferente. Com uma seleção correta de termos você verá as curtidas e os novos seguidores chegarem.
Agora com uma seleção, quais utilizar?
Se você já montou uma lista com as hashtags mais eficientes para a sua estratégia, é hora de colocar isso em prática. O indicado é que na postagem você utilize no máximo 5, sem frases longas que dificultam a busca, com termos mais assertivos, sem generalizar. Uma boa opção é deixar alguns grupos de hashtags sempre prontos para serem copiados, assim você consegue variar de acordo com o tema e tipo de postagem.
Outra dica importante é utilizar hashtags não só nos posts do feed, mas também nos stories e até em sua bio. Sim, faça sempre o possível para espalhar seus termos mais relevantes e torná-los parte da sua comunicação.
Realizar esse trabalho de pesquisa pode ser um desafio bem interessante, já que você com certeza vai encontrar muitas inspirações, perfis e páginas incríveis dentro do Instagram. Além disso, construir as suas legendas já com as hashtags pode otimizar seu tempo. Mas e se uma plataforma fizesse tudo isso por você? Venha conhecer mais sobre a Nutrimídia e como podemos te auxiliar com as hashtags e muito, muito mais no marketing para nutricionistas.