Como criar um plano de marketing para seu consultório!
Confira o passo-a-passo para implementar uma estratégia!
Nunca foi falado tanto sobre alimentos orgânicos, veganos, sem glúten, low carb e sem lactose como nos últimos anos. O comportamento do consumidor mudou, e hoje os nutricionistas tornaram-se conselheiros particulares de pessoas que procuram uma vida saudável.
Quanto mais conscientes os consumidores sobre a importância de uma alimentação saudável, mais os profissionais da área de Nutrição ganham espaço, credibilidade e visibilidade. Mas ao mesmo tempo em que isso acontece, também aumenta o volume de informações e produtos sobre o tema.
É aí que você nutricionista coloca a mão na massa para usar as redes sociais como instrumentos de conhecimento e informações de qualidade. Com um plano bem elaborado é possível ter posicionamento de marca e ser reconhecido no mercado, principalmente quem está começando.
Antes de colocar a mão na massa, é muito importante que você leia o código de ética aplicado aos nutricionistas, que aborda diversos temas além do próprio marketing. É muito importante que você leia os artigos do código de ética para desenvolver sua estratégia, evitando quaisquer penalizações ou desagrado dos usuários.
Agora que você já sabe as boas práticas desse segmento, podemos colocar a mão na massa!
- O primeiro passo é de extrema importância e você precisa entender o mercado em que atua. Será necessário você estudar seu consumidor e que tipo de serviço ele está procurando. Além disso, você deve estudar a concorrência, os hábitos de consumo e tamanho do nicho. Após ter essas informações você estará mais munido para definir um objetivo, que servirá como norte em todas suas estratégias.
- É importante que seus objetivos sejam específicos, alcançáveis, mensuráveis e delimitados por tempo, para que você alcance com mais facilidade, e claro, precisa ser viável. Ex. “Aumentar minha visibilidade em 40% no Instagram”.
Além disso, você também precisa estudar seu público. Se você já está atendendo há um tempo às pessoas em consultório, você provavelmente tem uma boa base do seu público como: Idade média dos clientes, maior período de consultas marcadas e solicitações mais recorrentes.
Se você ainda não tem uma base de clientes, você pode utilizar os dados dos seus concorrentes e até mesmo dos seus próprios seguidores.
- Feito tudo isso, vai uma dica importantíssima: Seja presente nas redes sociais, e elabore uma estratégia de marketing para atingir seu público.
No Instagram explore todas as funcionalidades que ele oferece, invista em Lives, vídeos no IGTV e até mesmo parcerias com influenciadores. Ofereça dicas práticas para os seguidores, pra te ajudar na plataforma da Nutrimídia tem diversos conteúdos prontos assim como as artes de alta qualidade para divulgação, super prático.
Trabalhe o marketing de relacionamento em suas redes sociais. Isso poderá ajudar no engajamento com os clientes e potenciais clientes, tornando um ambiente interativo e descontraído. Lá seus consumidores se sentirão mais à vontade para falar sobre seus serviços e dar suas opiniões, sempre responda todas as interações.
- Se achar necessário faça anúncios no Gerenciador de anúncios do Facebook, os anúncios ajudam a ter um alcance mais rápido. Os principais tipos de segmentação de público no Facebook são: Faixa etária, classe social, gênero, localização: por país, estado, município, cidade, distrito e código postal, idioma e interesses. E ainda é possível personalizar muito mais com o direcionamento detalhado.
Invista em conteúdos ricos como Webinars e Lives, vá além do que todo mundo já faz. Prepare um e-book com conteúdos exclusivos e como “troca” peça o e-mail para gerar uma base de leads forte.
Agora que você já aprendeu como começar a se destacar nas redes sociais é só partir para prática! Siga todas essas dicas e lembrando da importância de criar um objetivo para seu negócio, isso lhe dará um norte maior ainda para fazer as estratégias acontecerem.