Como criar um plano de marketing?

Como criar um plano de marketing?

Estratégia é, muitas vezes, tão importante quanto o conteúdo, então confira dicas para otimizar seus resultados na internet

É perceptível o aumento da presença digital de nutricionistas. Isso gera resultados incríveis não só para cada profissional, mas para todo o mercado, para a área da saúde e, principalmente, para a população, que tem acesso à informação de forma mais fácil e completa. Ser ativo nas redes sociais e ter um blog, por exemplo, é muito importante, mas também é fundamental ter estratégia para alimentar esses canais.

Você tem a oportunidade de produzir e divulgar conteúdos incríveis e de extremo valor para seus seguidores, por isso planejar isso garante resultados ainda mais expressivos. O objetivo deste guia é justamente trazer para você diferentes estratégias que você pode – e deve – utilizar ao se comunicar com pacientes e seguidores que você deseja trazer para o consultório. Com essas dicas, ficará mais fácil planejar, produzir e analisar os resultados. Vamos lá!


Pílula de conhecimento

Você pode não perceber, mas consome esse tipo de conteúdo a todo momento, e por diferentes vias. As redes sociais são repletas deste tipo de conteúdo, já que a modalidade aborda temas importantes de forma independente, simples e rápida, assuntos que são de interesse da população e que geram interesse no aprofundamento. No seu caso, um fato simples sobre algum alimento ou ativo, por exemplo, é algo que pode despertar naquele seguidor a vontade de saber mais sobre o assunto. É aí que você se posiciona como referência.

Como profissional da área e referência no tema, você se encarrega de guiar o paciente. Neste caso, guiá-lo a uma vida mais saudável, a ter melhores hábitos, a se alimentar melhor etc. 


A chamada para ação

Esse termo, também conhecido como Call to Action na linguagem do marketing digital, não pode faltar na sua comunicação. Usemos dica acima como exemplo: por meio de conteúdos de valor que você produz, o seu possível paciente se interessa em você, na sua marca, no seu conhecimento. É preciso que ele saiba o que fazer e onde ir para ter mais informações como aquela, mais do seu tempo e, é claro, como se consultar com você.

Para realizar essa “troca”, não deixe de explorar as chamadas. O telefone do consultório, suas redes sociais, localidade, WhatsApp, enfim... Aquela pessoa foi captada por você, portanto ela precisa ter acesso às informações necessárias para agendar uma consulta, por exemplo. Lembrando: se trata de uma troca. Sua atividade digital tem a função de gerar reputação e credibilidade e expandir seu público, mas principalmente de vender, de lotar a agenda.


Criação de narrativas

Outra ferramenta interessante que podemos sugerir é trazer o aprofundamento em um tema específico de forma prolongada, ou seja, separar conteúdos por etapas. Vamos explicar. Em meio às diferentes postagens que você realiza normalmente, mantenha “episódios” sobre um mesmo tema, sempre avançando na narrativa, trazendo informações novas, abrindo novos caminhos, sempre com o objetivo de gerar interesse e fazer com que o público siga aquela série de conteúdos, assim como seguimos em nossos serviços de streaming favoritos no dia a dia.

Tal prática não só aproxima você do seguidor/leitor, mas também fideliza a audiência dele. Isso requer planejamento e execução para não perder prazos, não deixar de postar, de escrever. 

Lembre-se, é claro, de sempre relacionar essas 3 dicas que demos, pois elas caminham juntas, seja no seu Instagram, no blog ou no Facebook. Nós podemos sempre ajudar com esse desafio.

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