Como construir textos chamativos para redes sociais
Produzir textos para legendas convincentes não precisa ser uma tarefa impossível, desde que você cumpra algumas etapas
Escrever bem e de forma convincente não é para qualquer um. Essa prática é uma das mais valorizadas dentro do marketing e profissionais que dominam a redação e conseguem ser persuasivos por meio de textos são altamente procurados. No entanto, há maneiras práticas de produzir textos bem feitos, chamativos e que conquistem a atenção da audiência com alguns passos, e é sobre isso que falaremos dessa vez.
Apesar das técnicas e práticas recomendadas acerca da produção de textos, isso não precisa ser um desafio impossível. Confira a seguir as dicas que preparamos para te ajudar a produzir boas legendas para os seus posts. Avalie o que você já faz e o que precisa começar a fazer, e o mais importante, treinar.
Tipos de postagens para diferentes tipos de públicos
Dentre os motivos que fazem alguém consumir conteúdo nas redes sociais, como entretenimento, lazer, informação, ajuda e afins, você e seu trabalho podem se encaixar em todos esses pilares. Entender a proposta do seu post ajuda também na redação do mesmo, e cada modalidade vai ter suas particularidades.
Problema e solução
Oferecer a solução para um problema, ou a resposta para uma pergunta, é uma prática muito comum para nutricionistas. A variedade de temas que podem ser abordados faz com que o público engaje e busque informações e dados relevantes para a própria saúde e bem-estar. Isso faz de você uma referência, uma fonte segura e confiável para quem consome tais conteúdos. Essa reputação deve guiar a sua produção de conteúdo.
Dessa forma, ao preparar suas legendas busque expor o problema e, de forma objetiva, trazer a solução, sempre com o objetivo de auxiliar de forma prática aquele seguidor, mas sabendo da possibilidade de fazer dele um futuro paciente. Dicas são bem-vindas, mas o pacote completo vem com o acompanhamento em consultório, conforme o seu auxílio. Resumindo: são textos informativos, mas que gerem o interesse no próximo passo.
Poder de convencimento
Com a proposta em mente e com o foco em oferecer soluções, é hora de ser convincente. Nisso entram dois fatores: a credibilidade e a persuasão. A credibilidade deve fazer parte da sua essência como nutricionista, uma profissional de boa reputação e que oferece informações com referências científicas e baseadas na verdade, confiáveis. Isso você desenvolve e aumenta durante a carreira, conforme seu nome cresce e o conhecimento se expande.
Já a persuasão, pensando no lado mais comercial da atuação nas redes sociais, ela deve ser desenvolvida com treino e observação. Você, sendo a profissional oferecendo um serviço, sabe da importância do mesmo e como aderir a ele é fundamental. Para levar isso para o papel, ou melhor, para a legenda do post, vai ser necessário colocar seu lado vendedor para trabalhar. Uma dica importante é: ao final de cada conteúdo, chame o leitor para uma ação, seja ela visitar a bio, clicar em algum link, responder seu story ou ligar para o consultório. Conduza esse seguidor ao caminho que fará dele um paciente.
E quem não tem tempo para produzir textos?
Essa é a situação de muita gente. Se é a sua também, uma alternativa que salva muito é contar com a ajuda de plataformas que produzem por você esses conteúdos, deixando tudo pronto para você postar nas suas redes sociais. A Nutrimídia é, inclusive, uma referência na produção de conteúdos científicos para as redes sociais de nutricionistas, contando com uma equipe de marketing e nutricionistas da casa para oferecer as melhores publicações em um acervo completo.
Sua tarefa nisso tudo é apenas passear pela nossa base de postagens e escolher suas preferidas, postando de lá mesmo como você preferir. Nós entendemos que a rotina muitas vezes não permite que você pare para escrever e planejar suas postagens, por isso nossa equipe faz isso por você. O mais legal é que você pode testar tudo isso gratuitamente agora mesmo. Garantimos que vai valer a pena.