Como conseguir mais pacientes sem depender só de indicações
A realidade de muitos nutricionistas pode mudar por meio de um trabalho eficiente de marketing
Uma agenda cheia é, normalmente, sinônimo de boa reputação e credibilidade para nutricionistas, mas chegar a esse ponto é o real desafio. O profissional da nutrição possui algumas maneiras de ter cada vez mais pacientes, como indicação de terceiros, construção de um nome respeitável na região, qualificação, convênios médicos e, é claro, através do marketing. E é sobre a última opção que queremos falar com você hoje.
Em nossa lista acima, percebeu como todas dependem de reputação? Obviamente é fundamental ter uma ótima reputação associada ao seu nome, mas no caso do marketing, é a visibilidade que se torna o principal fator, especialmente para quem não está a tantos anos na carreira. A seguir trazemos um pequeno guia de como o marketing digital pode trazer pacientes para o consultório e manter a sua agenda sempre cheia.
Uma vitrine virtual para o seu trabalho
Realizar um trabalho eficiente nas mídias digitais cria para o seu trabalho uma espécie de vitrine. Nela você pode, literalmente, mostrar o que você quiser: dicas de saúde, suas qualificações, sua rotina, opiniões de outros pacientes, demonstrar como você pode ajudar quem está te lendo, dentre outras. As redes sociais, por exemplo, são habitats muito prolíficos para o nutricionista. Esteja onde seus (possíveis) clientes estão, e dê a eles o que eles querem ver.
A princípio parece algo simples, mas a verdade é que realizar um trabalho eficiente é desafiador. É preciso frequência, sequência, disciplina e estratégia. Seu conteúdo e conhecimento no ambiente digital funcionam como um currículo, e é com base neles que a confiança do seguidor, seu futuro paciente, se apoia.
Do encaixe à lista de espera: quanto mais, melhor
Saber que seu paciente te recomendou para um amigo ou familiar é sempre incrível, sinal de trabalho bem feito. No entanto, depender disso faz com que sua rede de pacientes cresça de forma limitada. Para tornar esse fluxo de pacientes mais abrangente, o marketing é a solução para caminhar lado a lado com as indicações. Mas como?
Não é segredo para ninguém que a população, em geral, está precisando do aconselhamento e consultoria com nutricionistas hoje. Enquanto seu paciente te recomendará para duas, três, cinco pessoas, você tem milhões de pessoas em busca do seu serviço nas redes sociais. Por meio de uma comunicação eficiente, com credibilidade, boa estética e que, de fato, ajude, seus seguidores logo se tornarão pacientes.
E mais: atualmente, por meio das ferramentas digitais, nem mesmo o bloqueio geográfico você tem mais: atenda pessoas de todo o Brasil por vídeo e crie sua rede em outros lugares também.
Usando a concorrência como forma de se diferenciar
Há nutricionistas bons e, por outro lado, os que não são tão bons. Você, como profissional capacitado, que se mantém entre os melhores, tem seu atendimento, seu conhecimento, sua taxa de satisfação com os pacientes e, é claro, sua própria abordagem como grandes trunfos sobre o concorrente. Perfeito. No entanto, as opções para se diferenciar são ainda maiores no meio digital. Duvida?
Utilizando como exemplo o Instagram, em sua página você pode utilizar tudo o que foi citado acima, e mais:
- Interatividade nos seus conteúdos;
- Dicas para o dia a dia – sua consultoria deixa de depender do consultório;
- Detalhes da sua rotina de atendimentos;
- Uma nova certificação ou conhecimento adquirido;
- Contato direto com pessoas de diferentes praças, com pequenas demonstrações de ajuda.
Tudo isso agrega na mente do seu seguidor, e este se torna muito mais susceptível a marcar uma consulta com você. Todas essas possibilidades você deve fazer melhor que o concorrente. Com tanto conteúdo em mãos, o usuário saberá qual escolher. Neste caso você não depende de indicações ou do movimento do mercado: apenas de você.