Como conhecer e analisar o seu público-alvo
Para descobrir a sua audiência mais afundo, é preciso dar atenção às métricas e entender o que o seu público realmente quer
Você também tem medo de olhar todos os gráficos e números das suas publicações no Instagram?
Na lista de prioridades do dia a dia de uma nutricionista, analisar dados de posts em redes sociais deve estar beirando a última posição.
Mas as páginas de insights do seu perfil têm uma importância muito grande para o seu conteúdo, que pode te deixar muito mais próxima dos seus seguidores, entregando aquilo que eles mais esperam.
Aqui no blog, nós já te mostramos que a pesquisa é um ponto-chave para o sucesso do seu Instagram. Era só o que faltava, não é mesmo? Uma agenda cheia de consultas, estudos, produção de conteúdo e ainda ter que pensar em dados do Instagram?
É isso mesmo, e agora vamos te mostrar que você não precisa ser uma analista de dados profissional para aproveitar as métricas do aplicativo para conhecer a sua audiência.
Quais métricas são importantes para você?
Existem diversas métricas que são consideradas para analisar os resultados de um perfil no Instagram. Esses resultados variam de acordo com o objetivo de cada conta comercial no app.
As metas são individuais, e os seus objetivos não necessariamente são os mesmos do perfil de suas colegas de clínica, por exemplo.
Assim, as métricas mais importantes são as que fazem sentido e batem com o seu propósito na rede social.
Simplificando para nutricionistas e outros criadores de conteúdo, o próprio Instagram explica quais são as métricas mais importantes, de acordo com cada objetivo:
Entender reconhecimento e alcance da marca: visitas ao perfil, impressões e alcance dos posts e número de seguidores;
Mais envolvimento com seus seguidores: número de curtidas, compartilhamentos dos posts, comentários e itens salvos;
Vender o produto/marcar consultas: cliques no seu site ou no seu link na bio.
Cada dado mostra o desempenho do seu perfil de acordo com as metas traçadas por você. A partir deles, é possível analisar quais são as práticas que mais atraem seus seguidores e insistir com o conteúdo.
Insights para conhecer o público
Para contas comerciais, o Instagram oferece uma página de “Insights”, onde apresenta os dados do perfil e de cada publicação, com filtros que podem ser selecionados por localização, datas, faixa etária e outros itens.
Por exemplo, é interessante identificar se os seus seguidores estão de fato onde você quer atuar. Isto é, se são moradores da cidade em que você trabalha e faz consultas.
Com todos os números apresentados, é possível traçar um perfil genérico de quem são os seus seguidores. No marketing essa prática é chamada de “persona”, e ela é ótima para identificar com quem, de forma geral, você está conversando através do seu perfil.
Enquetes e conversas
O Instagram ainda conta com recursos para você conhecer melhor seus seguidores e entender quais são as expectativas e gostos deles. As enquetes e a caixinha de perguntas do Stories é a ferramenta ideal para “pesquisar” os interesses do público e direcionar suas publicações para o que eles querem ver no seu perfil.
“O que eles gostam de comer? O que não gostam? Quais as dificuldades em seguir as dietas? Quais as dores na hora de fazer uma compra no mercado?”. São só algumas questões que podem ser levantadas para interagir com os seguidores.
Aqui no blog da nutrimídia, nós já escrevemos também sobre a importância de responder o direct no app. Interagir com os seguidores pela DM é uma forma de identificar quem são eles, o que eles esperam e se aproximar do público.
O que te aproxima do seu público?
Sem demoras para responder, o que vai deixar o seu público ao seu lado é conteúdo de qualidade, que traga informações interessantes sobre nutrição que serão valiosas no dia a dia dos seguidores.
Quando alguém segue o perfil de uma nutricionista, geralmente o objetivo é receber posts informativos sobre hábitos para alimentação saudável com um profissional de confiança.
A nutrimídia é a plataforma ideal para te ajudar a entregar tudo aquilo que os seus seguidores estão buscando. A ferramenta conta com conteúdos novos todos os dias, que são produzidos de acordo com as pesquisas científicas mais atuais da área.
Tudo isso produzido nos formatos mais utilizados e que mais engajam nas redes, como carrossel, foto, story e vídeo curto para Reels e TikTok. Quer fazer um teste grátis e conferir como a plataforma vai te deixar mais perto do seu público?