A linguagem ideal para as suas redes sociais
Saiba como diferenciar seus conteúdos de uma mídia para a outra
É muito perceptível quando fechamos um aplicativo de rede social e abrimos outro. Não só o ambiente, as cores, as pessoas e os conteúdos mudam, mas também a forma como cada um se comunica por ali. A linguagem é um ponto fundamental que você deve dominar quando quer trabalhar com múltiplas mídias, então decidimos produzir um pequeno guia para te ajudar com as peculiaridades delas, pelo menos das principais.
Antes de mais nada, é importante lembrar que cada rede social possui um propósito diferente. Não necessariamente você precisa atuar em todas elas, porém busque definir em quais veículos você deseja se comunicar e se aproximar de seus pacientes. Mais importante ainda: saiba onde eles estão e planeje seus conteúdos de forma personalizada para cada plataforma. Parece muito trabalhoso? O tempo dedicado pode ser menor do que você imagina, confira.
O Instagram
Ali vemos de tudo. No entanto, essa rede tão visual e cada vez mais comercial é a principal ferramenta da estratégia de muita gente, e pode ser da sua também. Quando pensamos na linguagem, ela casa muito bem com a proposta de nutricionistas, afinal estamos falando de beleza, saúde e bem-estar. Você tem a opção de abordar temas sérios e científicos, mas com uma linguagem mais leve, não necessariamente coloquial. Um dos principais objetivos ali é interagir com os seguidores, então busque sempre humanizar seus conteúdos e mostrar que você é uma profissional acessível.
Evite o textão, busque sempre a objetividade com seus textos e imagens e faça sempre o possível para engajar seu público nas postagens. Tornar os textos mais pessoais é uma das chaves para receber comentários, respostas e obter melhores resultados. O ideal é ser o mais próximo possível de quem você é no consultório.
O LinkedIn
Com uma postura totalmente diferente, o LinkedIn é um local voltado para fazer networking com profissionais do seu e de outros setores, expor conquistas da sua carreira, debater temas, divulgar oportunidades e atualizar suas conexões sobre seus próximos passos como nutricionista. Nesse caso, a linguagem deve ser um pouco mais séria, formal e, de certa forma, positiva.
Com uma frequência menor de postagens, o LinkedIn pode ser uma ótima ferramenta para alavancar seu nome, gerar oportunidades de negócio e parcerias e, ainda por cima, contribuir com avanço do setor da nutrição por meio de conhecimento, troca de informações e referências científicas. Na hora de escrever suas legendas, aposte no relato e na sua experiência pessoal, tornando um conteúdo que deve ser sério mas não robótico.
Outras redes relevantes
Apesar de enfraquecido, o Facebook ainda tem espaço na vida de muita gente. A depender do público que você busca atender em maior volume, pode ser interessante manter uma página com postagens frequentes e de conteúdo leve e informativo. Aqui você pode importar alguns dos conteúdos do seu Instagram e adaptados, tornando os textos um pouco mais densos e detalhados.
Outra rede social com alto volume de usuários, mas que talvez não esteja entre a suas primeiras opções, é o TiK ToK. Recomendamos tomar cuidado com o uso desta plataforma, já que ela é, reconhecidamente, um local para conteúdos mais descontraídos, muitas vezes baseados no humor e entretenimento, tendo baixo valor intelectual. Caso deseje se comunicar também por lá, grave vídeos rápidos conversando de forma direta com a audiência sobre alguma dica, ou algo sobre o seu dia a dia.
Não precisa atirar para todos os lados
Citamos apenas algumas das principais redes sociais e ferramentas de marketing digital disponíveis pela internet. Há uma infinidade de opções a serem exploradas caso façam sentido para a sua estratégia. A variedade de linguagens e abordagens pode, sim, ser trabalhosa, porém há maneiras de contornar essa situação. Nós da Nutrimídia colocamos à sua disposição nossa equipe de nutricionistas e profissionais da área de marketing para te ajudar com seus conteúdos.
E o melhor de tudo: você pode testar a nossa plataforma gratuitamente por sete dias e aproveitar todo o nosso acervo de posts com todas as ferramentas liberadas para você fazer o que há de melhor para as suas redes sociais.