A importância dos textos longos no Instagram
Não só de imagens é feita a rede social, o que faz das legendas um fator fundamental para ter engajamento
Quando o assunto é Instagram, logo pensamos em fotos,
vídeos, montagens e tantos outros elementos visuais que a rede social oferece,
mas tem um outro ponto que também é bem importante: a legenda. Escrever
uma boa legenda pode fazer a diferença no engajamento do seu conteúdo, nas
interações do público, na contextualização da imagem postada e é também uma
forma de conversar com os seguidores.
É pensando nisso que produzimos esse guia, afinal, há muito o que considerar: deve-se fazer um texto maior ou utilizo uma simples frase? Usar emojis? Como incluir as hashtags? Qual deve ser a linguagem utilizada na legenda? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir, confira.
Primeiro a imagem, depois o texto
Quem segue uma rotina de postagens pode enfrentar desafios
criativos na hora de escrever as legendas, então padronizar pode parecer uma
boa opção. Mas não é. As imagens que você posta, sejam elas vídeos,
artes, fotos suas e afins possuem particularidades que você deve levar em
conta. Além disso, o tema também merece ser analisado. Quer exemplos?
Caso realize uma postagem com uma dica de saúde para o dia a dia dos seguidores, aposte em um conteúdo explicativo na legenda, separado em tópicos, com um passo a passo, dica prática sobre um novo ativo no mercado, sugestão de dieta etc. Com uma imagem bem produzida e um texto explicativo, fácil de ler, certamente seu post vai bombar e vai gerar várias interações. Finalize com uma pergunta ou convite para que os seguidores interajam, comentem e deem suas opiniões: vai chover comentários no seu post.
Mesmo curto, o texto deve ser completo
Fale o que deve ser falado. O Instagram é uma rede social
onde a passagem do usuário pelo feed é extremamente rápida, deslizando de
postagem para postagem, julgando se estas merecem likes, portanto ele
não vai dedicar tempo ao seu conteúdo se este não for interessante. Com a
imagem você chama a atenção, e com o texto você informa, entretém, ensina e
transmite sua mensagem.
Você certamente já parou para ler uma legenda grande sobre um tema que lhe interessou durante a navegação. É sinal de que aquela página te conquistou. Um dos trunfos do mercado da nutrição no Instagram é a variedade de temas a serem abordados e o, já gigante, interesse do público, portanto a produção dos seus conteúdos tem tudo para ter sucesso. As legendas são secundárias em uma rede social feita para fotos, porém são um complemento essencial às imagens e te dão voz para se comunicar em palavras com o usuário.
Sem textão quadrado, por favor
Não há lugar no Instagram para conteúdos e formatos
antiquados, sendo essa uma receita para o fracasso das páginas. Humanize seu
conteúdo, seja bem-humorada(o), aposte na linguagem direta e em primeira
pessoa. Deixe a linguagem difícil e científica para os estudos – no Instagram a
lei é se comunicar de forma clara e garantir que a mensagem seja compreendida,
afinal, você não está ali apenas por reputação, mas também para atrair mais
pacientes e clientes.
Tão amados no WhatsApp, os emojis também têm lugar nas suas legendas do Instagram, desde que usados sem excessos e de forma oportuna, pois eles geram engajamento. Eles trazem uma leveza e, quando o conteúdo permite, um tom de humor para as postagens. E é claro: não se esqueça nunca das hashtags. Com elas você atinge públicos que você nem imagina, pessoas que nem te conhecem, mas que se interessam pelo tipo de conteúdo que você tem para dar. Escolha as apropriadas para o seu público e setor e inclua-as no fim da postagem. Fácil, né?
Escreva e veja você mesmo os resultados
Com a imagem em mãos para postar e o campo de texto do
Instagram aberto na palma da mão, é o momento de colocar ali o seu conteúdo, a
sua visão. Seguindo as dicas que passamos, suas legendas, inclusive as longas,
serão muito mais atrativas para seus seguidores e, inclusive, trarão novos para
a sua página. O melhor de tudo é que o conteúdo e conhecimento você já tem de
sobra, então o que falta é tornar isso público em uma mensagem de fácil
compreensão. E nós podemos te ajudar com esse desafio.