A importância dos textos longos no Instagram

A importância dos textos longos no Instagram

Não só de imagens é feita a rede social, o que faz das legendas um fator fundamental para ter engajamento

Quando o assunto é Instagram, logo pensamos em fotos, vídeos, montagens e tantos outros elementos visuais que a rede social oferece, mas tem um outro ponto que também é bem importante: a legenda. Escrever uma boa legenda pode fazer a diferença no engajamento do seu conteúdo, nas interações do público, na contextualização da imagem postada e é também uma forma de conversar com os seguidores.

É pensando nisso que produzimos esse guia, afinal, há muito o que considerar: deve-se fazer um texto maior ou utilizo uma simples frase? Usar emojis? Como incluir as hashtags? Qual deve ser a linguagem utilizada na legenda? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir, confira.


Primeiro a imagem, depois o texto

Quem segue uma rotina de postagens pode enfrentar desafios criativos na hora de escrever as legendas, então padronizar pode parecer uma boa opção. Mas não é. As imagens que você posta, sejam elas vídeos, artes, fotos suas e afins possuem particularidades que você deve levar em conta. Além disso, o tema também merece ser analisado. Quer exemplos?

Caso realize uma postagem com uma dica de saúde para o dia a dia dos seguidores, aposte em um conteúdo explicativo na legenda, separado em tópicos, com um passo a passo, dica prática sobre um novo ativo no mercado, sugestão de dieta etc. Com uma imagem bem produzida e um texto explicativo, fácil de ler, certamente seu post vai bombar e vai gerar várias interações. Finalize com uma pergunta ou convite para que os seguidores interajam, comentem e deem suas opiniões: vai chover comentários no seu post.


Mesmo curto, o texto deve ser completo

Fale o que deve ser falado. O Instagram é uma rede social onde a passagem do usuário pelo feed é extremamente rápida, deslizando de postagem para postagem, julgando se estas merecem likes, portanto ele não vai dedicar tempo ao seu conteúdo se este não for interessante. Com a imagem você chama a atenção, e com o texto você informa, entretém, ensina e transmite sua mensagem.

Você certamente já parou para ler uma legenda grande sobre um tema que lhe interessou durante a navegação. É sinal de que aquela página te conquistou. Um dos trunfos do mercado da nutrição no Instagram é a variedade de temas a serem abordados e o, já gigante, interesse do público, portanto a produção dos seus conteúdos tem tudo para ter sucesso. As legendas são secundárias em uma rede social feita para fotos, porém são um complemento essencial às imagens e te dão voz para se comunicar em palavras com o usuário.


Sem textão quadrado, por favor

Não há lugar no Instagram para conteúdos e formatos antiquados, sendo essa uma receita para o fracasso das páginas. Humanize seu conteúdo, seja bem-humorada(o), aposte na linguagem direta e em primeira pessoa. Deixe a linguagem difícil e científica para os estudos – no Instagram a lei é se comunicar de forma clara e garantir que a mensagem seja compreendida, afinal, você não está ali apenas por reputação, mas também para atrair mais pacientes e clientes.

Tão amados no WhatsApp, os emojis também têm lugar nas suas legendas do Instagram, desde que usados sem excessos e de forma oportuna, pois eles geram engajamento. Eles trazem uma leveza e, quando o conteúdo permite, um tom de humor para as postagens. E é claro: não se esqueça nunca das hashtags. Com elas você atinge públicos que você nem imagina, pessoas que nem te conhecem, mas que se interessam pelo tipo de conteúdo que você tem para dar. Escolha as apropriadas para o seu público e setor e inclua-as no fim da postagem. Fácil, né?


Escreva e veja você mesmo os resultados

Com a imagem em mãos para postar e o campo de texto do Instagram aberto na palma da mão, é o momento de colocar ali o seu conteúdo, a sua visão. Seguindo as dicas que passamos, suas legendas, inclusive as longas, serão muito mais atrativas para seus seguidores e, inclusive, trarão novos para a sua página. O melhor de tudo é que o conteúdo e conhecimento você já tem de sobra, então o que falta é tornar isso público em uma mensagem de fácil compreensão. E nós podemos te ajudar com esse desafio.

Experimente Grátis por 7 dias

Últimas postagens

O Novo Lifestyle dos Jovens: Como o Nutricionista Pode Se Conectar com a Geração que Troca a Balada pela Corrida

O Novo Lifestyle dos Jovens: Como o Nutricionista Pode Se Conectar com a Geração que Troca a Balada pela Corrida

A Nova Tendência: Saúde Como Status

Acessar
Usar hashtags ainda funciona?

Usar hashtags ainda funciona?

As hashtags ainda são uma ferramenta poderosa para aumentar o alcance e o engajamento nas redes sociais, especialmente para nutricionistas no Brasil. Mas a pergunta certa não é se elas funcionam, e sim como usá-las estrategicamente para alcançar o público certo.

Acessar
O que vai bombar em 2025? Tendências do digital para nutricionistas

O que vai bombar em 2025? Tendências do digital para nutricionistas

Se você é nutricionista, com certeza deseja aumentar sua receita e transformar sua consulta no verdadeiro desejo dos pacientes em 2025.

Acessar
WhatsApp Business: Ferramenta incrível para Nutricionistas Ampliarem Seu Alcance

WhatsApp Business: Ferramenta incrível para Nutricionistas Ampliarem Seu Alcance

Descubra como o WhatsApp Business pode transformar o modo como você se comunica e gerencia seus pacientes.

Acessar
Inteligência Artificial no Consultório: Como a IA pode facilitar o dia a dia do nutricionista

Inteligência Artificial no Consultório: Como a IA pode facilitar o dia a dia do nutricionista

No mundo digital de hoje, onde cada clique pode ser a porta de entrada para um novo paciente, você nutricionista têm uma oportunidade de ouro nas mãos: transformar seu Instagram em uma poderosa ferramenta de captação.

Acessar
Guia Definitivo: Tudo o que um nutricionista deve saber sobre o Espectro Autista (TEA)

Guia Definitivo: Tudo o que um nutricionista deve saber sobre o Espectro Autista (TEA)

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, marcado anualmente no dia 2 de abril, queremos falar sobre a importância de compreender melhor o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e melhorar as estratégias de apoio para esses indivíduos, especialmente na nutrição.

Acessar