A importância dos emojis na humanização do conteúdo
Presença constante na comunicação digital, eles têm diversas funções e ajudam até mesmo na performance da sua página
De artifício visual, eles passaram a ser fundamentais na
comunicação digital, não importa onde: os emojis nunca fizeram tanto
sucesso como agora. As centenas de opções disponíveis aí no teclado do
seu celular e computador fazem parte hoje da estratégia de comunicação
das grandes marcas e estão em todos os lugares, desde a mensagem no WhatsApp,
posts nas redes sociais, nos e-mails comerciais que você recebe e tantos outros
lugares. O motivo? Porque os emojis humanizam os conteúdos.
Com o objetivo de ajudar com a sua divulgação nas redes sociais, preparamos um pequeno guia que vai te ajudar a usar os emojis da melhor forma para engajar os seguidores, trazer humor para as postagens e humanizar o serviço que você, como nutricionista, oferece à população. Vamos lá?
Os emojis como complemento da mensagem
Temos certeza que você já viu publicações, especialmente no Instagram e no Facebook, com um emoji a cada parágrafo. Esse é um uso que não satura a legenda e torna a leitura desta mais favorável. É importante lembrar que as redes sociais não são a conversa com os amigos no WhatsApp, então nada de exagerar, colocar vários iguais, ou mesmo utilizar apenas um emoji na legenda. Não, eles complementam a mensagem.
Os emojis como demonstração de emoção
Especialmente os emojis que representam feições e emoções são ótimos aliados de quem quer humanizar o conteúdo. As opções são tantas que você pode escolher à vontade um que combine com o tipo de frase que você escreveu, seja uma pergunta, uma dica, um alerta, um comentário bem-humorado etc. É justamente para isso que eles existem, e por terem fisionomia humana, torna a mensagem ainda mais agradável para o seguidor na rede social. Fala sério, ninguém gosta de ler um bloco de texto sem respiro, sem leveza. Emoji na dose certa resolve esse problema.
Os emojis como forma de engajamento
É sabido que publicações com emojis têm boa performance, especialmente no Instagram, mas você pode usá-los também para chamar o seguidor para interagir com você. Enquetes, por exemplo, são ótimas formas de obter interações, e os emojis ajudam bastante quando são incluídos entre as respostas possíveis. Os stories possuem, além das carinhas, os gifs, que também são ótimos aliados para publicar conteúdos interativos, divertidos e leves de ver. Lembrando sempre de usar na medida certa, sem exageros.
Não adianta, eles já fazem parte do nosso dia a dia
Seja para trocar mensagens, reagir a conteúdos ou produzir
legendas para as redes sociais, os emojis já fazem parte da linguagem, com
significados, momentos próprios para usar e até mesmo interpretações acerca do
que eles transmitem. É inteligente usá-los na sua comunicação, afinal, como
nutricionista, você oferece um serviço extremamente humano, voltado para saúde,
bem-estar e beleza. Eles serão o complemento ideal para a sua mensagem,
especialmente os de comida, partes do corpo e a maior variação de rostos e
feições à disposição.
Lembre-se: um emoji não fará milagres e muito menos
humanizará seu conteúdo por conta própria. Isso depende também de você, de
utilizar a sua própria imagem, a sua marca e o seu compromisso para atingir
seus seguidores e futuros pacientes.
Se você tiver dúvidas sobre o uso dos emojis ou quiser ajuda
com a comunicação das suas redes sociais, certamente podemos te ajudar.