A importância dos conteúdos evergreen
Com postagens sustentáveis, sua página aborda temas relevantes por mais tempo e que geram credibilidade para o seu trabalho
Quem usa redes sociais sabe bem: tudo muda muito rápido e o que é relevante hoje não será mais amanhã. Essa velocidade com que as informações ganham e perdem sua importância na tela do celular aumenta cada vez mais, e quem produz conteúdo no meio digital precisa driblar esse processo. Felizmente há soluções bem práticas e interessantes para não deixar suas postagens ficarem batidas, e a que vamos falar hoje é fundamental para a sua estratégia: os conteúdos evergreen.
O termo, que significa ‘sustentável’, se autoexplica: o objetivo desses conteúdos é que eles se mantenham relevantes por mais tempo, ou até mesmo sem limite de tempo. Utilizar assuntos e formatos sustentáveis em seu Instagram e outras redes sociais faz com que a sua página fuja do efêmero e conquiste cada vez mais fãs e seguidores por meio de temas sem prazo de validade. Aqui falaremos sobre maneiras de incluir os conteúdos evergreen em seu planejamento. Vem dar uma olhada.
Os benefícios dos conteúdos sustentáveis
Mas afinal, além da relevância por um tempo maior, qual outro benefício esse conteúdo gera para você? Quando pensamos em uma rede como o Instagram, o feed dos perfis é um local muitas vezes subestimado. Como o foco é sempre o último post, os antigos muitas vezes perdem sua importância no momento da publicação mais recente, mas você pode fazer diferente. Ao produzir postagens sustentáveis, seu feed fica cheio de temas e discussões atrativas e que valem a pena para quem resolver te visitar, mesmo que bastante tempo depois.
Você e sua imagem também ganham muito com esse modelo. Essas publicações são muito eficientes quando o objetivo é promover o institucional: você, sua carreira, sua imagem, seu consultório, qualificações, novos cursos, pacientes satisfeitos, bastidores e tantas outras oportunidades. Isso gera credibilidade e ótimas primeiras impressões para quem acabou de te descobrir e resolveu visitar sua página. É melhor sempre tê-los lá, como uma mostra de quem você e seu trabalho são.
Tipos de conteúdo evergreen
Você pode utilizar diversas modalidades, sem precisar se apegar a apenas uma delas. Se atentando sempre ao Código de Ética, sua página pode trazer:
• Listas;
• Comparativos;
• Curiosidades da área ou sobre sua metolodogia;
• Instruções/dicas;
• E, até mesmo, relatos seus sobre um tema de alto interesse da sua audiência.
É importante evitar temas genéricos e vazios. O objetivo não é cortar a relevância, mas sim mantê-la ativa por mais tempo, então a criatividade e o planejamento são fundamentais para que seus conteúdos evergreen sejam, de fato, relevantes daqui uma semana, um mês ou mesmo um ano. Dessa forma, evite termos que dão noção de tempo, como “atualmente”, “nos dias de hoje” e afins.
Escolha os melhores temas e saiba quando publicar
Agora que você entendeu o conceito e o quão importante ele é para o seu sucesso nas redes sociais, fica a tarefa para você de colocar tudo em prática. Temos certeza que você já produziu, mesmo sem perceber, conteúdos desse tipo, então agora é dar continuidade. Sabendo da elaboração que tais temas demandam, a Nutrimídia tem uma solução que pode te ajudar bastante.
Se fazer um post rápido ali sobre um tema que está bombando pode parecer tarefa simples, produzir um conteúdo robusto e que seja relevante por um bom tempo precisa de tempo. Nós temos um acervo de postagens já prontas para você. Com a nossa ajuda você escolhe os seus temas preferidos, personaliza tudo como desejar – texto e imagem, inclusive com a sua identidade visual – e posta no momento adequado. Nossos posts são sustentáveis e certamente podem fazer toda a diferença nos seus resultados.
Que tal testar tudo isso gratuitamente? Essa é sua chance!