A importância do planejamento para suas redes sociais
A falta de estratégia é na maioria das vezes a responsável pelo desânimo e desistência de quem se aventura no digital
Quem trabalha com redes sociais sabe: obter bons resultados sem planejamento e estratégia é uma missão praticamente impossível. No digital, em meio à imensidão de conteúdos, pessoas e empresas, vai ser bem difícil se destacar e ser notado sem pensar antes de publicar. E isso vale para todas as redes sociais e seus respectivos formatos. Se você quer melhorar sua performance e atrair mais pacientes para o consultório através do marketing digital, esse texto é para você.
Ao falar de planejamento, sequer estamos falando de uma agenda fixa de postagens, ou de deixar o mês inteiro pronto. Muito pelo contrário. Você, nós e quaisquer marcas e personalidades que atuam na internet podemos trabalhar livremente, aproveitando do “hoje” e do “agora”, mas sempre com um pé na sua estratégia. Vamos te mostrar a seguir que planejar pode ser muito mais do que preparar publicações com antecedência, afinal, poucas pessoas conseguem isso em pleno 2022. Veja só.
Planejamento demanda tempo, recursos e pesquisa
Se você tem grandes aspirações para as suas páginas, esse é o momento de acessar suas redes sociais escolhidas e pesquisar. Pesquisar por referências, por perfis e marcas que te agradam e observar como se portam e o que postam. Entender o que sua área tem postado, e o que seus pacientes em potencial têm buscado. Isso vai te ajudar, e muito, a planejar suas mídias para que sejam mais eficientes. Obter boas ideias e até mesmo ficar longe do que não vale a pena.
Isso leva tempo, mas vai te poupar muito dele lá na frente, quando for a hora de colocar tudo em prática. Sendo você a/o responsável pela própria produção digital, tenha em mente depois dessa pesquisa o que você almeja levar ao seu público, mesmo que você ainda nem tenha um. Quer produzir dicas de saúde? Quer discutir estudos? Tem pacientes para compartilhar suas histórias sob seu acompanhamento? São muitas opções, e você é capaz de executar todas.
A produção
Uma das dúvidas mais frequentes de quem está começando esse trabalho é sobre quantas vezes postar nas redes sociais. “Todos os dias? Dia sim, dia não? Cada rede tem sua frequência?” A verdade é que não importa. O que vai te ajudar ao máximo é, independente da frequência escolhida, manter a sequência e não fugir dela. Isso cria na mente do seu seguidor uma segurança de que nos dias certos, seja isso todos os dias ou uma vez por semana, terá post seu ali.
O que facilita é dividir a sua produção em temas. Exemplo: às segundas você fala sobre uma nova descoberta nutricional. Às quartas vem aquela dica valiosa para quem almeja uma vida mais saudável. Às sextas algo mais leve, como algo institucional, bastidores ou comportamento. Adicione stories à receita e seu público terá conteúdo de qualidade, assinado por você. Lembre-se sempre de respeitar o Código de Ética da profissão na hora de produzir.
Suas redes atualizadas em poucos cliques
Com a pesquisa feita, os temas definidos e o ânimo para pôr tudo em prática, você está mais que pronto/a para começar. Dito isso, temos consciência de que nem todo mundo tem tempo para escrever, editar imagens ou mesmo o desejo de se expor no meio digital. A Nutrimídia está aqui para te ajudar e resolver todas essas questões de uma só vez. E isso só é possível graças à plataforma que preparamos para o mercado, onde você encontra tudo que precisa, já pronto, faltando apenas escolher, personalizar e publicar.
Você navega por um acervo de conteúdos preparados por nutricionistas e especialistas da área de marketing. Seu trabalho ali é selecionar as postagens que deseja, que vão se encaixar no seu planejamento, e então personalizar como desejar – inclusive com a sua identidade visual. Depois é só postar (ou agendar) e esperar os resultados. Tudo para você e, principalmente, para o seu público. Faça hoje mesmo o teste gratuito e tenha acesso ilimitado.