A importância de postar com frequência para atrair novos seguidores e engajar publicações
Uma página consistente não só se dá bem no algoritmo das redes, mas também ganha a confiança do público
O Instagram não é apenas uma rede social, mas uma das
ferramentas comerciais mais importantes do mundo, aí na palma da sua mão. Em
meio à imensidão de fotos, vídeos, anúncios e informação, é comum se perguntar
o que fazer para se destacar, e um passo básico é entender um conceito: a frequência
das postagens é tão importante quanto o próprio conteúdo.
Serviços digitais, como uma rede social, levam em conta algoritmos que calculam relevância do conteúdo, localização, interações, público-alvo, dentre outros fatores que envolvem uma só publicação. Um desses fatores é a frequência, e este guia vai te mostrar por que é tão importante ter frequência no Instagram e como isso impacta no seu número de seguidores e no engajamento das publicações
Antes de tudo: por que a frequência é tão importante?
A resposta para essa pergunta tem dois lados: o
funcionamento do próprio Instagram e o algoritmo que ele leva em conta, e a
percepção do seu público a respeito dos seus conteúdos. Uma página que posta
frequentemente – falaremos a seguir qual frequência é a correta para você não
exagerar – se torna uma fonte de informação para seu público, o que contribui
para o aumento da confiança, relevância e, por tabela, dos seguidores.
A consistência ajuda páginas, desde a sua criação, a ter bons números na rede social e crescer de forma eficiente e até mesmo orgânica.
Qual a frequência correta?
Aqui está a grande pergunta que você quer tanto saber a
resposta. Especialistas indicam, por meio de estudos, que a frequência ideal
para postagens é de 1,5 posts por dia, em média, no feed. Mas muita calma. Esse
número serve como base para você, que deve olhar para o conteúdo que tem em
mãos, a quantidade de tempo que tem para produzi-lo e como isso será recebido
pelos seus seguidores e aumentará seu engajamento, ou seja, curtidas,
comentários e compartilhamentos.
A sua frequência pode variar. Pode ser de um post a cada três dias, pode ser três posts por dia, enfim: o mais importante é fazer disso uma rotina e garantir que essa quantidade será seguida de forma consistente. Seu seguidor assíduo, que te vê e curte suas publicações, certamente estranhará se você deixar de postar, ou fizer mudanças bruscas. Com a frequência ideal para o seu dia a dia e a sua área de atuação, você certamente se destacará e ganhará seguidores. Aqui vale o antigo clichê, tão verdadeiro para o Instagram: quem não é visto, não é lembrado.
Em que mais a frequência me ajuda?
Dentre tantos benefícios, postar com uma frequência
pré-definida também te ajuda no planejamento dos seus conteúdos. Poder definir,
preparar e, de fato, postar tudo é algo que garante o bom funcionamento da sua
página e o engajamento do seu público. Um exemplo: toda quinta-feira terá TBT (throwback
Thursday)? Então tenha sempre em mente o que deseja compartilhar com a sua
rede nesse dia dedicado a memórias
Além do planejamento, a frequência dá a chance de diversificar seu conteúdo, de seguir narrativas, diferentes temas e conversar com diferentes grupos dentro dos seus seguidores. Faça da sua uma página sempre em movimento, uma página necessária no dia a dia do seguidor. Ter frequência nas postagens cria, inclusive, expectativa em quem a verá.
E como o nutricionista consegue encaixar mais esse desafio na rotina?
Você, em seu Instagram pessoal, segue uma página assim que
decide que aquela pessoa ou marca é algo que você quer ter mais informações
sobre no dia a dia. Esse processo de decisão dura, muitas vezes, frações de
segundo. Um profissional da nutrição, que atua em um mercado tão atrativo e
visual, tem tudo para fazer do Instagram um verdadeiro portfólio para o
trabalho que realiza com os pacientes, desde que tenha disciplina e entenda que
aquilo também é uma ferramenta comercial, que necessita de cuidado e dedicação.
Ganhar seguidores e gerar engajamento é uma tarefa que exige
dedicação, seja ela executada pela própria personalidade ou então de forma
terceirizada – alguém estará dedicado a isso. Aliada ao conteúdo apropriado,
você viu que a frequência pode te ajudar a ganhar visibilidade, criar novos fãs
e gerar mais negócios, portanto tome a decisão de ter uma página que entrega o
combinado e que está presente no dia a dia de quem optou por segui-la.