A importância de interagir com a sua audiência no Instagram
O público espera uma relação e próxima, e isso pode fazer toda a diferença na sua performance; confira as dicas
Mais do que compartilhar sua vida e carreira, o Instagram é uma rede social pensada para a interação entre seus usuários. Para quem usa a plataforma para fins comerciais, como você, é fundamental humanizar o conteúdo e se aproximar de quem decide te seguir. Ter uma audiência satisfeita, confiante e que espera grandes coisas de você vai certamente impulsionar sua estratégia de marketing. Esse é mais um dos passos fundamentais no marketing para nutricionistas.
O bom do Instagram, ao contrário de outras redes sociais, como o TikTok, é a chance de, literalmente, perguntar, responder e coletar informações valiosas sobre seu público. Quando pensamos no seu propósito de realizar um trabalho de qualidade na internet, não estamos falando apenas de novos pacientes no consultório, mas também de um ganho significante na reputação e reconhecimento para o seu nome no meio digital. Confira o pequeno guia a seguir e veja os resultados por conta própria.
Os Stories são muito mais do que vídeos rápidos
Divertidos, descontraídos, rápidos e muito interativos. Os Stories do Instagram fazem tanto sucesso que foram capazes de fazer sumir redes sociais rivais que eram destinadas especialmente a esse tipo de conteúdo. Na estratégia de marketing eles são fundamentais, e toda página deve utilizá-los de forma inteligente. Quando avaliamos as funcionalidades presentes ali, algumas chamam a atenção e podem ser muito benéficas para te aproximar dos seguidores.
A enquete, por exemplo, te guia em questões como a abordagem de temas variados, o tipo de pessoa que te segue, opiniões do público que o visualiza e tantas outras opções. Basta fazer uma pergunta ou propor uma discussão, e então incluir as respostas possíveis. Acompanhe durante as 24 horas de duração o andamento da enquete e guarde bem as informações.
Além da enquete, a caixa de perguntas é outra ferramenta muito importante. Proponha um tema, faça uma pergunta, incentive o internauta a opinar, responder e conversar com você. Pergunte a eles se gostariam que você falasse sobre um tema específico, ou então passasse a trazer conteúdos diferentes para a página. Tudo isso possui um fim em comum: ajudar a guiar seu trabalho no meio digital e se comunicar melhor com quem te acompanha.
Não ignore os comentários
Se você faz postagens que rendem comentários, mesmo que poucos, vale muito a pena dar uma atenção a eles. Não deixe aquela resposta de alguém que dedicou tempo a escrevê-la, passar batida. Além de curtir – desde que seja algo positivo, é claro, comente ali também, marcando a pessoa e interaja, mostre que leu e dê seu parecer sobre o que ela disse, mesmo que seja um simples “Obrigada(o)!”.
Os comentários podem ser também uma boa forma de aumentar o engajamento das suas publicações. Incentive na legenda que seus seguidores comentem, marquem alguém na postagem ou compartilhem aquele conteúdo. Quando as interações começam a chegar, é seu papel se aproximar daqueles que se dispõem a aparecer. É sua chance de conhecer melhor, de ter contato direto com aquela pessoa, pois isso fará muita diferença em como ela te vê e no quão acessível você é.
As DMs devem estar abertas, com ressalvas
As famosas direct messages, como são chamadas as mensagens privadas do Instagram, funcionam como qualquer outro mensageiro disponível, e são uma forma de contato válido entre página e seguidor. É claro, não estamos falando para você engajar em conversas sobre sua vida pessoal com qualquer pessoa por ali, afinal, não é objetivo da funcionalidade e isso compromete até a produtividade do profissional e da página, mas é importante ficar de olho no que chega por ali.
Pessoas irão até as suas DMs para marcar consultas, tirar dúvidas, pedir sugestões, contar problemas e realizar recomendações. Se você tem alguém que cuide disso por você, ótimo, desde que esse profissional seja bem treinado e realize um trabalho de acordo com a sua demanda. Caso você seja responsável pela própria página, o que é o caso da maioria dos nutricionistas, dedique um tempo a esse público e crie essa identificação.
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