A importância de centralizar seus canais de atendimento
Uma resposta rápida e eficiente pode ser um fator decisivo na adesão e retenção de um paciente
Certamente você já entrou em contato com alguma empresa e se decepcionou com o atendimento, que ou demorou ou não resolveu a sua situação, apenas gastou seu tempo. Esse tem sido o foco de muitas marcas, e é notável a melhora no atendimento pessoal, em geral, nos últimos anos, mesmo que você sempre se estresse com determinadas marcas. O mais importante aqui é: essa eficiência também deve ser prioridade para você, nutricionista.
Agendamento de consultas por WhatsApp, perguntas sobre agenda e especialidades por meio de chats nas redes sociais, envio de exames e muito mais. Há diversos canais por onde as pessoas, sendo elas pacientes ou não, entram em contato com você em busca dos seus serviços, então está na hora de otimizar e dedicar esforços ao atendimento virtual. Confira algumas dicas de como melhorar esse processo e evitar perder pacientes antes mesmo de conhecê-los.
Tudo em um só lugar
Nós sabemos, pode ser complicado para você conciliar a sua agenda e ainda dedicar tempo a responder as mensagens em diferentes canais. Muitas vezes a recepcionista do consultório realiza esse trabalho, mas em caso de dúvidas técnicas, análise de exames e outros temas é necessário que você participe também do processo. Analise sua situação atual e, se não dispõe de uma estrutura, recepcionista ou até mesmo um serviço terceirizado que faça esse trabalho por você, foque sua interação com o público em um só lugar, como o WhatsApp, por exemplo.
Deixar mensagens sem resposta por dias, ou até mesmo horas, é pedir para perder o paciente. Muitas vezes aquela pessoa terá uma necessidade, se não urgente, bem importante e necessita de um retorno rápido. Com um atendimento ágil, educado e eficiente, as chances de ela marcar uma consulta se tornam muito maiores.
Não depender do telefone
Há quem ainda prefira agendar consultas por telefone, especialmente gerações mais antigas, e essa prática não deve desaparecer tão cedo, mas a realidade permite outros métodos. Muitas vezes a pesquisa por nutricionistas é realizada pela internet, então continuar ali, seja pelo computador ou celular, é muito mais fácil do que fazer uma ligação. No entanto, isso demanda atendimento ágil e prontidão para suprir aquela demanda.
Há também outros fatores que podem influenciar, como em casos onde o nutricionista divide o consultório com outros profissionais, ou seja, a recepcionista se divide para atender a todos. Você com certeza já ligou para marcar uma consulta e o telefone estava ocupado. Frustrante, não é mesmo? Canais digitais, na palma da mão do paciente, permitem que esse processo seja muito mais fluido.
Atendimento do começo ao fim
Desde uma consulta inicial sobre a agenda, passando para o agendamento, confirmação de presença, envio de exames, agendamento de retorno, acompanhamento... Percebeu como são várias etapas que nutricionista e paciente passam durante o processo? Tudo isso fica muito mais fácil por meio de canais digitais, para ambas as partes.
Faça desse processo uma prioridade na sua evolução, pois o atendimento é um fator muito importante e que pode definir, desde o começo, a satisfação do paciente. Centralizar esse atendimento, seja por meio de profissionais dedicados, plataformas ou então pelas suas próprias mãos, trará resultados ainda melhores. Uma DM (direct message) no Instagram, uma mensagem no WhatsApp da clínica e uma ligação por telefone possuem o mesmo peso, e todas merecem o seu melhor atendimento.
Nossa dica é...
Atualmente existem diversos sistemas no mercado que centralizam várias origens de contato em uma única plataforma de atendimento, são os chamados omnichannel, através deste processo você não precisa checar todos os canais individualmente, Instagram, Facebook, WhatsApp, e-mail etc. Com isso pode atender todos os pacientes através de uma única plataforma, o que vai facilitar muito sua gestão.