9 verdades difíceis de ouvir sobre o seu perfil no Instagram
Trouxemos algumas verdades em forma de dicas construtivas para que você chegue na última pensando em como fortalecer sua presença digital
O maior propósito da nutrimídia é ajudar nutricionistas a conseguir mais consultas por meio de uma presença digital forte e consistente nas redes sociais.
Às vezes, ajudar a crescer quer dizer tocar em assuntos mais delicados e refazer algumas rotas. E as dores do crescimento digital servem de aprendizados que precisam ser levados em consideração no dia a dia da produção de conteúdo.
Mas não se preocupe, nutri! Sabemos que você está no caminho certo. A ideia deste post é te dar uma perspectiva franca e construtiva sobre essas "verdades inconvenientes", para que você chegue na última dica já pensando em fortalecer a sua presença digital.
Veja com quais você se identifica:
1. Seu número de seguidores não importa
Não importa se você tem 50, 100, 200, 500 ou 10 mil seguidores. Você não precisa ter esses números ou quantidades expressivas como objetivo. Ter um público engajado e autêntico vale muito mais do que ter milhares de seguidores que não estão nem aí para o seu conteúdo ou trabalho.
2. Talvez você esteja postando pouco
Sim, talvez você precise postar mais. Não estamos dizendo que você precisa postar todo santo dia. Mas você deve aumentar a constância para melhorar o seu alcance e engajamento com o seu público. Já falamos por aqui sobre a frequência ideal para nutricionistas no Instagram.
3. Às vezes você vai precisar aparecer
Muitas nutricionistas são introvertidas nas redes sociais e preferem não aparecer. Mas é importante postar um conteúdo em que você apareça de vez em quando — um Reels explicando uma dúvida de algum paciente, por exemplo. Faça o teste e veja como ele vai funcionar! Saiba que fotos com rosto geram 38% mais curtidas.
4. Não adianta seguir perfis e esperar que sigam de volta
Isso pode até funcionar de vez em quando, mas seguir perfis e esperar que te sigam de volta não é uma forma de crescimento constante e sustentável a longo prazo. Além disso, essa estratégia não passa boa impressão para profissionais da área da saúde.
5. Seus seguidores não gostam de ficar no vácuo
Responder os comentários nos seus posts e as mensagens diretas é uma prática que deve ser frequente na sua rotina no Instagram. A falta de interação pode afastar alguns seguidores que queriam se aproximar e ter contato com o seu conteúdo — e seu trabalho.
6. Você não está aproveitando as métricas e os insights do app
Muitas nutricionistas ignoram a existência de métricas e nunca abrem os insights de cada post. Não te culpo, aquele monte de números e gráficos assusta, não é? Mas a verdade é que é possível fazer análises valiosas sobre o seu conteúdo com os dados que o aplicativo oferece.
7. Não adianta só postar fotos…
Faz muito tempo que o Instagram deixou de ser uma rede social somente de fotos. Nos últimos anos, o app se tornou uma ferramenta multimídia de conteúdo. O alcance de vídeos tem crescido cada vez mais, muito por causa de uma nova preferência de consumo de conteúdo do público — que adora vídeos curtos.
8. … e não adianta só postar vídeos
Mas também é um problema se o seu feed só tem Reels. O próprio Instagram insiste que a melhor estratégia para engajamento é aproveitar todos os formatos — como Stories, Carrossel, Reels ou Estático. Então não deixe as imagens para trás. Principalmente quando o assunto é carrossel, que é um dos formatos que apresenta melhor interação e engajamento com o público.
9. Você precisa de ajuda para dar conta de tudo
Você não vai conseguir atender todos os seus pacientes, personalizar cada dieta e ainda conseguir fazer toda a produção de conteúdo sozinha para o seu perfil profissional.
A boa notícia é que você não precisa fazer tudo isso sozinha! A nutrimídia é a sua parceira, que te ajuda a ter a constância que você precisa para crescer nas redes sociais com muito conteúdo multimídia (sim, fotos e vídeos!) de qualidade sobre nutrição.
Usando a nossa plataforma, você tem tudo o que precisa para crescer a sua presença nas redes sociais e focar o seu tempo naquilo que realmente importa: cuidar da alimentação dos seus pacientes! Que tal conhecer a nutrimídia?