8 dicas para nutricionistas criarem autoridade pelo Instagram
Começar a gerar autoridade no Instagram pode não ser saboroso como as suas receitas, mas alguns truques vão transformar o perfil de nutricionistas
Usar o mundo digital virou uma ótima forma de mostrar relevância profissional. Por si só, o Instagram já é uma ótima ferramenta para gerar autoridade quando o assunto é nutrição.
Se você é nutricionista em busca de ideias criativas para criar autoridade na plataforma, algumas dicas vão te ajudar a usar melhor a rede social para marcar essa presença como profissional.
São simples atitudes que fazem a diferença para gerar uma imagem de autoridade no assunto. Veja algumas dicas para construir uma reputação sólida como nutricionista e mostrar para o seu público que você sabe muito do assunto!
1. Crie o Instagram profissional
O primeiro passo é o mais simples: começar a usar o Instagram de forma profissional.
- “Mas poxa, dá muito trabalho criar um novo perfil e começar do zero”
Aqui na nutrimídia, nós já explicamos que nutricionistas não precisam necessariamente criar um perfil profissional separado do pessoal. É possível produzir conteúdo relevante para seus pacientes e também postar amenidades da sua vida pessoal, fora do consultório.
Então, se você já tem uma conta na rede social, o seu primeiro passo já está dado! Agora é falar sobre o assunto que você mais sabe: nutrição. Fácil, não?
2. Use a sua bio para falar sobre sua especialidade
A bio do Insta serve como um “cartão de visita” sobre a sua atividade como nutricionista. Por isso, é fundamental ter uma bio clara e objetiva no Instagram.
É muito importante usar as primeiras linhas do perfil para descrever a sua profissão de forma objetiva.
O ideal é passar o máximo de informações possíveis em poucas palavras e linhas: fale sobre a sua especialidade na nutrição e tipo de objetivos que aborda nas suas dietas.
Objetividade e criatividade são o segredo para uma bio que transmita autoridade.
3. Se apresente pelos stories
Nada melhor que vídeos rápidos para interagir e se apresentar aos seus seguidores. O story é uma boa ferramenta para postar sobre a sua trajetória como nutricionista até aqui.
- Crie uma sequência de stories que tenha essas informações:
- Se apresente pessoalmente
- Fale sobre a sua formação na nutrição (faculdade, cursos, etc.)
- Há quanto tempo você atua na área
- Qual a sua especialidade
- Fale sobre a sua relação com a comida
- Conte algumas curiosidades pessoais e profissionais
Seguindo essas (e outras) informações, você cria uma apresentação breve para quem visitar pela primeira vez o seu perfil.
4. Salve nos destaques
O problema de postar no story é que a sua apresentação sumiria em 24 horas. Mas o Instagram resolveu esse problema criando os Destaques do perfil.
Aproveite todo esse conteúdo que você filmou e salve em uma seção de destaque da sua página. Deixe em evidência esse conteúdo, com o nome “Sobre mim”, “Sobre meu trabalho”, “Conheça meu trabalho”, ou frases similares.
5. Tenha um perfil atraente
Um design bem feito faz toda a diferença para um perfil. Gerar conteúdo que seja visualmente atraente passará uma imagem profissional para o seu perfil.
E sim, é um perfil profissional onde o conhecimento da sua carreira é o foco. Então, ele precisa trazer esse tom para poder apresentar autoridade no assunto e passar confiança aos seguidores.
E você não precisa ser designer nem contratar uma agência para ter um perfil de qualidade. Hoje em dia, ferramentas como a nutrimídia fazem esse papel para nutricionistas focarem nas consultas.
6. Faça parcerias e colaborações
Criar conteúdo colaborativo com outros profissionais da área da saúde é uma ótima forma de estabelecer autoridade e divulgar o seu trabalho para outros públicos.
Procure parcerias com outros nutricionistas, médicos, preparadores físicos, personal trainers ou até influenciadores que criam conteúdo sobre saúde e bem-estar.
Seus seguidores também são ótimos parceiros. Responda a caixinhas de perguntas, comentários nas publicações e mensagens diretas dos seus seguidores. Isso mostra que você se importa e está disposto a ajudar.
7. Aproveite todos os recursos disponíveis
Use e abuse de todos os recursos disponíveis no Instagram. O algoritmo “gosta” de quem aproveita todas as ferramentas que a rede social oferece.
Por isso, uma estratégia digital completa vai trazer conteúdos em fotos para o feed, em formato de carrossel, vídeos para o reels e stories, além de todas as ferramentas de engajamento, como caixinha de pergunta, enquete, quiz, etc.
Seus seguidores consomem todos esses conteúdos, então é fundamental produzir todos esses tipos de conteúdo para criar autoridade.
8. Compartilhe conteúdo de qualidade
Deixamos para o final a dica mais importante de todas. Para nutricionistas, a melhor maneira de gerar autoridade é produzir conteúdo de qualidade.
Sem segredos. Dicas de nutrição, receitas saudáveis e informações sobre tipos de alimentos são alguns temas que costumam bombar entre os seguidores.
É por meio do conteúdo que você cria a sua imagem e cultiva sua audiência. Tenha constância e publique conteúdo que seja relevante e traga valor para os seus seguidores e pacientes.
E se você precisa de uma ajuda com conteúdo científico, a nutrimídia é a solução que vai fazer a sua presença digital mudar!
Nossa plataforma, feita por nutricionistas para nutricionistas, conta com posts de todos os formatos para você manter o seu perfil ativo, sem perder muito tempo da sua rotina — acredite, sabemos como uma agenda de nutri é apertada!
Aproveite para experimentar de graça as ferramentas da nutrimídia e veja a diferença que um conteúdo de qualidade vai fazer para seus seguidores.