8 conselhos para ser criativo nos seus posts do Instagram
Impulsione seu perfil de nutricionista com 8 estratégias do Instagram e a expertise da nutrimídia.
No cinema, no teatro ou na TV, a direção criativa de um filme, de uma peça ou de uma série é feita por profissionais experientes, capazes de ter ideias “fora da caixinha”.
No nosso perfil profissional nas redes sociais, quem toma conta de tudo são nós mesmas. Por isso, qualquer dica de criatividade pode ser útil, ainda mais vindo do próprio aplicativo.
O “Instagram for Business”, blog que dá informações para negócios prosperarem pelo app, trouxe oito formas criativas para criar e publicar o seu conteúdo, seja uma foto, um carrossel ou um reels.
Para ajudar nutricionistas no digital, trouxemos essas dicas para o blog da nutrimídia e adaptamos o conteúdo para a nossa área. São sugestões da plataforma para deixar as publicações mais atraentes e se destacar no universo de milhões de posts do feed.
1. Tenha sua identidade visual
Ter uma identidade visual é muito importante para que o seu público identifique logo de cara que um post é seu e se trata de conteúdo sobre nutrição. O conselho aqui é seguir uma regra de cores padrão, fontes utilizadas e colocar sempre que possível a sua marca profissional.
Dica: O editor de posts da nutrimídia é a ferramenta que você precisa para padronizar os seus posts e criar uma identidade visual forte e constante no perfil.
2. Publique em boa resolução
Não adianta postar fotos ou vídeos em baixa resolução, que estejam tremidos ou desfocados. Se a definição for ruim, o post não vai ter o alcance que poderia ter. Celulares com boas câmeras desempenham um papel suficiente, não sendo necessário smartphones de última geração ou câmeras profissionais.
3. Faça seus público precisar do seu conteúdo
Um desafio que nós, nutricionistas, temos sempre é mostrar a importância de uma dieta balanceada para o dia a dia de uma vida saudável. Mas nossos argumentos sempre convencem os pacientes, e isso será ótimo para as redes sociais. Seus posts devem despertar no público a sensação de que é possível comer bem, com prazer e de forma saudável.
4. Seu trabalho é o foco
Posts com muitas distrações podem cansar a audiência, que logo pode passar para a publicação seguinte da timeline ou do story. Lembre-se sempre de focar na mensagem principal da sua postagem, e deixe as amenidades e distrações do seu perfil para posts mais “descontraídos”.
5. Priorize as imagens e capriche no texto
No Instagram, fotos e vídeos com muitos textos em cima podem atrapalhar a permanência do público no post. Seja minimalista nas palavras, principalmente em vídeos e nos seus carrosséis. Deixe o texto mais longo e explicativo para a legenda, elas podem melhorar muito o seu engajamento!
6. Atenção ao formato de cada post
O Instagram tem formatos específicos para cada tipo de post no feed e no story. Para o feed, as imagens que encaixam devem ser quadradas, na proporção 1:1 (resolução de 1.000 x 1.000, por exemplo). Já no story e nos reels, as imagens trazem a proporção vertical de 9:16, sendo resoluções ideais algumas como 720 x 1.280.
7. Exponha sua marca nos vídeos
As introduções dos seus vídeos também servem para expor a sua marca logo de cara! Seja o seu nome, o @ do seu perfil ou a sua logo, vale apresentar a sua marca nos primeiros 3 segundos dos seus vídeos no reels ou no story. Segundo o Instagram, é o momento ideal para que o público reconheça que o conteúdo é seu.
8. Chame atenção com cores e recursos visuais
O Instagram também sugeriu aproveitar os recursos visuais de forma inteligente. A recomendação é usar cores chamativas, mas sem exagerar para não parecer carnaval. Se você tem uma paleta de cores padrão para os seus posts, melhor ainda! O aplicativo ainda destaca os recursos do story, como os gifs e adesivos para dar animação ao conteúdo — mas não esqueça de manter a seriedade que um perfil sobre nutrição precisa passar.
Agora que você já tem as sugestões de criatividade do Instagram, chegou a hora da nutrimídia dar o conselho para nutricionistas que querem se destacar nas redes sociais.
A nossa plataforma é pensada para nutris crescerem seus perfis profissionais com conteúdo informativo de qualidade sobre nutrição. Tudo feito por nutricionistas, usando os dados científicos mais atuais de cada especialidade, e preparado por profissionais de marketing para ganhar destaque nas redes!