7 formas de aproveitar temas em alta para produzir conteúdo
Nutricionistas não podem sair por aí reproduzindo qualquer trend, mas é possível aproveitar assuntos do momento para criar conteúdo
Nutri, você pode aproveitar os temas em alta da semana para produzir conteúdo e engajar seus seguidores nas redes sociais. Afinal, as redes sociais vivem de tendências, e muitas vezes o que está em alta hoje, não vai estar em alta na semana que vem.
Para blogueiras e influenciadores, é fácil simplesmente seguir qualquer trend que apareça, com dancinhas e mímicas. No entanto, nutricionistas precisam manter uma postura ética e profissional ao aproveitar os trending topics da semana. Hoje, a nutrimídia vai apresentar sete maneiras de criar conteúdo relevante, aproveitando os assuntos em alta nas redes sociais.
1. Aproveite datas importantes para postar!
Nosso calendário está recheado de datas comemorativas, feriados e aniversários que sempre vão virar assunto nas redes sociais. Se você quer aproveitar esses temas, vale tirar um tempinho para “estudar” o calendário do próximo mês e já se preparar para publicar nas datas importantes que vêm pela frente.
Para nutris, datas como Dia do Nutricionista (31 de agosto), Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) costumam ser utilizadas. Além disso, feriados que são sinônimos de comilança — como o Natal e a Páscoa — são pratos cheios (sem trocadilhos?) para criar posts sobre como sobreviver aos banquetes!
2. Faça conteúdo sazonal
A chegada de uma nova estação é sempre comemorada nas redes sociais. Novos hábitos quando chega o verão, a primavera, o inverno ou o outono viram assunto para diversos perfis. Nutricionistas também podem aproveitar esses fatores sazonais e criar conteúdo relacionado à alimentação.
Aproveite os alimentos frescos de cada estação e insista em conteúdos sobre eles, como receitas, benefícios e como eles poderão fazer bem para a dieta do público.
3. Siga tendências da cozinha
Um dos temas que mais faz sucesso nas redes sociais é comida! Afinal, quem não gosta quando surge no feed um vídeo de uma receita simples de um prato que parece delicioso? É a sua chance de mostrar o seu talento na cozinha, aproveitar as receitas que estão sempre bombando e adaptá-las para pratos saudáveis e deliciosos para os seus seguidores e pacientes.
Se você quer deixar suas receitas ainda mais com a cara que o público gosta, o blog da nutrimídia já revelou os segredos para gravar suas receitas e bombar no Reels e TikTok.
4. Veja quais são as hashtags que estão em alta
Explore os posts que estão em alta e entenda os assuntos que estão viralizando através das hashtags. Não deixe de usar as hashtags populares em seus posts para ampliar o alcance de suas postagens — elas podem fazer com que seus posts encontrem um novo público.
5. Engaje com seus seguidores em desafios e campanhas
Segunda-feira sem carne, mês dos legumes variados, o fim de semana sem álcool e outras ideias criativas. Esses são alguns “desafios” relacionados à alimentação que são comuns para o público nas redes sociais. Eles são uma ótima forma de produzir conteúdo atrelado ao que está em alta, interagir com o público do seu perfil e estimular hábitos saudáveis para os seguidores.
6. Fique atento às notícias!
Nos jornais e nas redes sociais, as notícias sempre estão bombando e dominando o debate público. Fique atento ao que o noticiário tem de interessante, principalmente em temas relacionados à saúde e a nutrição. Fique de olho também em oportunidades para desmentir mitos e desinformação, sempre aproveitando conteúdo científico para educar o público.
7. Tenha cuidados éticos e mantenha a postura de nutricionista
Aproveitar temas em alta nas redes sociais pode ser um gatilho para “esquecer” que o seu perfil é profissional e ter alguns deslizes que não devem ser cometidos na área da saúde. Evite trends com conteúdos banais ou usar notícias que não tenham relação nenhuma com a nutrição ou bem-estar para criar conteúdos só porque estão em alta.
Na nutrimídia, uma equipe de nutricionistas e profissionais de marketing digital está todo dia atualizando conteúdos úteis, trazendo tudo o que é tendência nas redes sociais.
Conheça a plataforma que vai te colocar dentro de uma comunidade de nutricionistas que estão atentos a tudo o que está em alta na internet e as novidades mais importantes da nutrição.