6 passos para criar uma comunidade no Instagram
Nutricionistas podem aproveitar os recursos do app para criar conexões mais profundas com seguidores e futuros pacientes
É provável que você já tenha lido por aí sobre a importância de ter seguidores envolvidos com o seu conteúdo e que estejam sempre esperando pelo seu próximo post.
Se o seu objetivo no Instagram e nas demais redes sociais é apresentar o seu trabalho para um número cada vez maior de pessoas — e ter cada vez mais atendimentos na sua agenda — é fundamental criar uma comunidade forte e engajada com o seu perfil.
Essa é uma das razões para o aplicativo existir: criar relações próximas entre pessoas, marcas, produtos ou serviços. É também um dos segredos para o sucesso nas redes sociais, já que o público também está buscando essas conexões no Instagram.
Muito além da quantidade de seguidores ou do número de likes em um post, ter uma comunidade participante e envolvida com o seu conteúdo é a forma mais certeira de transformar seguidores em pacientes.
E se você acha que isso vai deixar o seu dia a dia ainda mais complicado, o blog da nutrimídia te mostra os melhores caminhos para se aproximar do seu público.
1. Crie conteúdo que estimule interação
O Instagram oferece algumas ferramentas que estimulam a interação entre seguidores e perfis. Stories com quiz, enquete e caixinha de perguntas são alguns deles. Os comentários dos posts no feed também são boas possibilidades para interagir com seguidores — principalmente se você estimula a interação com um “call to action” (ou chamada para ação, o famoso CTA na linguagem do marketing).
Aqui estão alguns dos CTAs comuns e que são efetivos para interação: “Me conta nos comentários”, “Deixe sua opinião nos comentários”, “[Faça uma pergunta] Responda nos comentários”, “Compartilhe esse post com seus amigos”.
2. Deixe seu direct aberto e próximo aos seguidores
Sempre responda as suas mensagens diretas! Esse é um aprendizado fundamental nas redes sociais. As pessoas que você está respondendo vão perceber que você é atenciosa e querer manter essa aproximação com seu conteúdo.
Os demais seguidores vão ver a sua interação ativa com o público, e as chances de também querer participar das “conversas” ficam muito maiores.
Lembre-se sempre de responder com empatia e atenção — mas não precisa forçar a barra. Se surgirem dúvidas importantes sobre nutrição, vale responder por áudio na DM. Se for uma dúvida muito recorrente, considere criar um post sobre o tema para abraçar um número maior de seguidores de uma só vez.
3. Responda os seus comentários
Os comentários das publicações também são peças importantes para manter a sua rede ativa e sempre presente com o seu conteúdo. Suas respostas vão estimular a participação de cada vez mais seguidores, que vão se aproximar do seu perfil e fortalecer sua comunidade.
4. Criar um canal de transmissão com conteúdo exclusivo
Quando os canais de transmissão apareceram no Instagram, muita gente ficou sem entender muito a utilidade do recurso. Não demorou para a função ficar muito clara: criar um canal de aproximação e conexão entre os perfis e seus seguidores.
Por lá, você pode montar uma comunidade muito mais exclusiva e que recebe conteúdos mais “intimistas” que nem sempre estarão no feed, como áudios e vídeos diretos. Se você tem um conteúdo bem montado e intimista, marcar uma consulta é o passo seguinte dos seus seguidores que ingressaram nesse canal.
5. Acompanhe o crescimento e o perfil da comunidade
Os insights disponibilizados pela ferramenta de análise do Instagram são muito úteis para você conhecer o perfil da sua comunidade (idade, gênero, local, etc), o tamanho dela e verificar quais são os conteúdos que mais agradam o seu público.
Acompanhar o seu crescimento te dará a possibilidade de insistir no que está dando certo e poder deixar para trás aquilo que não vem funcionando no seu perfil.
6. Tenha constância e publique em diversos formatos
Se você criou uma comunidade, precisa estar sempre presente e constantemente “alimentando” seus seguidores com muito conteúdo sobre nutrição. A constância é fundamental para manter o seu público próximo e esperando pelo post de amanhã.
Outro ponto importante é publicar em todos os formatos disponíveis. Segundo o próprio Instagram, usar os formatos variados do app, como Stories, Carrossel e Reels, expande o seu alcance e amplia a chance de novos seguidores encontrarem o seu perfil.
É pensando nesses dois pontos que a nutrimídia resolve as suas preocupações. Nosso catálogo de post é renovado todos os dias, com assuntos em alta e com a maior base de conteúdo científico sobre nutrição para deixar seu perfil ativo. Tudo isso em uma plataforma multimídia para você estar presente em todos os formatos — do jeito que o Instagram e a sua comunidade querem!
Além de fortalecer sua própria comunidade, você entra para uma comunidade presente de nutricionistas com o mesmo objetivo: crescer através de conteúdo digital de qualidade. Quer conhecer a nutrimídia? Então comece hoje o seu teste grátis!