6 lições para usar no seu perfil se você é introvertida
A timidez para criar um perfil profissional é mais comum do que você imagina e não deve te impedir de produzir conteúdo nas redes sociais
Você é tímida e tem um perfil mais reservado do que a maioria dos perfis de influenciadores no Instagram ou TikTok?
Temos um recado para você: não desista do seu perfil profissional!
Muitas nutricionistas que se consideram introvertidas não conseguem manter as redes sociais ativas. Ou pior, fingem ser extrovertidas e acabam com um feed forçado, sem conteúdo autêntico.
Aqui vão seis lições que nutricionistas introvertidas precisam aprender para não desanimar e seguir produzindo conteúdo atraente — mesmo sem precisar se expor nas redes!
1. Lembre-se: ser introvertida não é um defeito
Embora a sociedade e, principalmente, as redes sociais muitas vezes nos levem a entender o contrário, a primeira lição para você é saber que a introversão não é um defeito.
Essa é uma característica muito comum dos seres humanos, e você não deve achar que é um ponto negativo da sua vida. Faça ao contrário, abrace sua introversão e procure os pontos positivos que essa característica pode ter para a sua vida e para o seu consultório.
2. Use a introspecção como vantagem
Mas como, afinal, tirar proveito da sua introversão? Essa pode ser uma característica positiva para nutricionistas. Os mais introvertidos costumam desenvolver uma capacidade de ouvir atentamente e refletir de forma mais profunda em cada caso com pacientes.
Assim, estão mais sujeitos a oferecer uma orientação nutricional mais precisa quando a conversa é individualizada.
Introvertidos também tem uma tendência à introspecção, e isso também pode ser vantajoso para aproveitar esses momentos para realizar pesquisas de temas e desenvolver conteúdo de qualidade para movimentar o perfil no Instagram.
3. Autenticidade é fundamental para o seu perfil
São tantos nutricionistas que possuem seu perfil profissional nas redes sociais. Em meio a um universo tão amplo de profissionais, é necessário se destacar. Mas como? Antes de tudo, sendo você mesma.
Ser autêntica vai te levar a postar conteúdos verdadeiros, que você domine o assunto e tenha propriedade para abordar o tema. Assim, você acabará ficando mais à vontade se um dia quiser aparecer para deixar o seu perfil mais personificado.
Seus seguidores vão se identificar com você e com o conteúdo que você produz, não com algo que você esteja fingindo ser ou saber.
4. Não finja extroversão
Fingir ser extrovertida só para aparecer nas redes sociais é um dos principais erros que os introvertidos cometem. Afinal, toda a autenticidade necessária vai embora quando isso acontece.
Na nutrimídia, insistimos sempre que nutricionistas não são influenciadores. Por isso, você não precisa exagerar e fingir extroversão para produzir um conteúdo que vai acabar soando como forçado e genérico — já que estará imitando mais do mesmo que é comum nas redes.
5. Crie uma comunidade para se sentir à vontade
Você não precisa estar sozinha nessa empreitada digital. Introvertidos geralmente ficam mais à vontade quando têm a sensação de não estarem sozinhos nessa, sendo o centro das atenções.
Por isso, ter uma comunidade digital será importante para ficar mais confortável nas redes. Interaja com seus seguidores pelos comentários ou respondendo o direct e deixe sempre o espaço aberto para diálogo com os seguidores — seja através dos comentários ou nos stories, por exemplo.
Lembre também de interagir e fazer troca com suas colegas de profissão que também estão produzindo conteúdo. Ter um grupo pode ajudar a reduzir a pressão de estar constantemente visível e vai te fazer sentir mais confortável para produzir conteúdo.
6. Escolha os formatos adequados ao seu estilo
Você não precisa ficar expondo seu rosto ou falando nas redes sociais em todos os seus posts. Existem muitos formatos que podem ser uma alternativa para manter o seu feed atualizado, mas sem muita exposição.
Colocar o seu rosto de vez em quando pode ser interessante para a sua estratégia — usuários e seguidores têm a tendência de se conectar mais com rostos e pessoas.
Mas essa não é uma regra que você precisa seguir sempre. Em vez de fotos e vídeos com a câmera de selfie voltada para você, invista em outros tipos de conteúdo. O carrossel é um formato muito interessante para esse caso, por se tratar de um tipo de conteúdo atraente e que engaja muito com o público.
Para isso, os conteúdos precisam ter um visual atraente, com layouts interessantes e uma identidade visual marcante.
E nisso a nutrimídia te ajuda. A plataforma conta com conteúdo multimídia pronto e que pode ser personalizado para você compartilhar todos os dias nas suas redes sociais. Além de carrosséis com o melhor conteúdo científico sobre nutrição, você tem acesso a vídeos para os reels e para o TikTok, mas sem precisar aparecer e forçar a barra da extroversão.
Se “botar as caras” não é mesmo para você, a nutrimídia vai movimentar o seu perfil sem te expor para as câmeras! Conheça a plataforma e entre para a nossa comunidade de nutris empenhadas em crescer no mundo digital